Beneficência Portuguesa trata câncer de próstata com medicamento Xofigo
Hoje, às 10 horas, no Salão Nobre da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos será anunciado oficialmente o Programa de Tratamento de Câncer de Próstata com o novo medicamento Xofigo, pela Nucleomed – Medicina Nuclear. Aprovado pela Anvisa e pela FDA (agência reguladora norte americana) o Xofigo (radium 223) é o primeiro agente terapêutico emissor de partículas radioativas capaz de prolongar a sobrevida de pacientes com câncer de próstata resistente à castração, metástases ósseas sintomáticas e doenças metastáticas viscerais desconhecidas, além de postergar o surgimento de complicações iniciais relacionadas às lesões ósseas.
Especialista em Medicina Nuclear, o médico Miguel Henrique Maia Masta, da Nucleomed, fará uma explanação sobre o medicamento, aplicação e efeitos. Na ocasião estarão presentes representantes da Bayer S.A. responsável pelo medicamento no mercado brasileiro, entre eles, Patrícia Fassina, chefe do departamento médico do laboratório.
O novo tratamento de câncer de próstata na Beneficência Portuguesa através do serviço de Medicina Nuclear se reveste de grande importância para a saúde da região, por ser o primeiro e por enquanto o único autorizado ao uso do Xofigo, lembrando que estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que um em sete homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.
O diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento. Por essa razão a visita anual (homens a partir dos 50 anos que não tenham histórico da doença na família) ao urologista é imprescindível, lembrando que o câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morre por causa dela.