Autorizado início das obras do segundo trecho do VLT em Santos
O governador João Doria autorizou ontem o início das obras da segunda etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos. O novo trecho terá investimento de R$ 217,7 milhões e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia. Com sete meses de antecedência, Doria também entregou o Viaduto Piratininga e obras viárias no entorno da Rodovia Anchieta, que integram um amplo pacote de investimentos do estado no projeto da Nova Entrada de Santos.
“O VLT, já na obra, vai modificar o perfil desta região. São intervenções urbanizadoras e recuperadoras, sem prejuízo dos valores históricos que serão preservados na área central de Santos. Ao ser entregue, o VLT vai revitalizar a região central da cidade e unir vários pontos turísticos, de serviço e de trabalho. Essa é uma das maiores obras de todo o litoral de São Paulo”, destacou o governador.
A segunda etapa do VLT terá 8 km de extensão e prevê a construção de 14 estações com acessibilidade, duas pontes sobre o canal 1, via permanente, quatro subestações de energia, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização. O trecho terá frota composta por sete veículos, já adquiridos pelo governo.
A autorização para início das obras veio após publicação da Licença Ambiental de Instalação (LI), concedida pela Cetesb. Válida por seis anos, a LI era a última etapa legal antes da emissão da Ordem de Início de Obras pela EMTU. O prazo de conclusão do projeto é de 30 meses.
O novo trecho vai integrar o Sistema Integrado Metropolitano, o SIM/VLT, gerenciado pela EMTU. Quando for completamente concluído, ele terá 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros a Samaritá, na Área Continental de São Vicente, que está em projeto. O sistema deverá operar com 33 VLTs transportando diariamente 95 mil passageiros.
Estiveram presentes no evento os secretários de Logística e Transportes, João Octaviano Machado, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o secretário interino dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve, o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli, o superintendente da Sabesp, Raul Christiano, e o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.
Doria também realizou a entrega das últimas obras estaduais que compõem a Nova Estrada de Santos, projeto desenvolvido pela prefeitura com o apoio do estado para dar mais segurança e melhor direcionamento de fluxo no acesso à cidade e zona portuária. Foram concluídos o Viaduto Piratininga, vias marginais e vias locais para acesso aos bairros e às ciclovias.
“Outra boa notícia é a entrega das obras da Nova Entrada de Santos sob responsabilidade do governo de São Paulo, sete meses antes do prazo. Ou seja, é um trabalho excepcional do governo com a responsabilidade da iniciativa privada e a eficiência da construção civil. É uma obra importante também esperada e desejada pela população”, destacou Doria.
As obras fazem parte de pacote de R$ 270 milhões em investimentos do governo na Nova Entrada de Santos, concluído agora, com sete meses de antecedência. O prazo inicial para entrega das obras era abril de 2021. As intervenções foram realizadas pela concessionária Ecovias em parceria com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
O projeto contempla uma série de intervenções entre os km 59 e 65 da rodovia Anchieta (SP 150), entre elas os viadutos Piratininga, Alemoa e Anchieta; implantação de vias de acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge; ciclovia ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos; e implantação de duas novas passarelas nos km 62+500 e km 64+350. Além disso, foi realizada a reconstrução do pavimento e melhorias na Rodovia Caminho do Mar (SP 148).
A Nova Entrada de Santos vai melhorar o acesso da rodovia Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária, aumentará a capacidade de tráfego na região e oferecerá mais segurança viária aos usuários da rodovia. O acesso a Santos e São Vicente ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o tráfego do Porto será realizado exclusivamente pelas pistas laterais. A via marginal da Anchieta, que atualmente opera em mão dupla, foi adaptada para funcionar apenas no sentido Litoral, enquanto a SP-148 (Avenida Bandeirantes), sob jurisdição do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), também passou por alterações e vai operar apenas na direção da capital.