Automóveis sinalizam recuperação
Nelson Tucci
O mercado de automóveis, comerciais leves e caminhões cresceu 14,6% em 2018 e prevê salto de 11,4% para este ano. A informação da Anfavea, na semana que passou, por nós publicada no site do Jornal Perspectiva, em www.jornalperspectiva.com.br/noticias/anfavea-preve-crescimento-de-114/, sinalizou firme recuperação do setor. No dia seguinte a este anúncio foi a vez da Abeifa, a associação de 16 marcas importadoras, anunciar que a venda de carros importados cresceu 26,3% no ano passado, com o emplacamento de 37,5 mil unidades. Para a associação, o resultado ficou um pouco abaixo da projeção, que esperava atingir 40 mil carros vendidos. O dólar foi o grande vilão nessa história, apontou José Luiz Gandini.
“Infelizmente, terminamos o ano com 6% abaixo os números iniciais, aliás, bastante conservadores. Com o final do Inovar-Auto e dos 30 pontos percentuais adicionais no IPI, imaginávamos obter uma recuperação mais sólida, mais consistente. Mas, os 30 pontos percentuais foram neutralizados pela alta do dólar”, disse ele.
Para 2019, a expectativa dos fabricantes nacionais é de crescimento de 11,4% e os importadores estimam 33%, projetando entre 50 mil e 55 mil unidades vendidas. “Em princípio, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa de 11%, mas estamos considerando a demanda reprimida de 2018, quando o dólar flutuou mais próximo dos R$ 3,90”, explicou.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.