Alta confiança e previsão de crescimento para outubro, aponta Abramat
Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas, indica que o mês de setembro trouxe resultados positivos para o setor, com 45% das empresas avaliando o período como bom. Outros 32% consideraram o mês regular, enquanto 23% o classificaram como ruim. As expectativas para outubro são ainda mais promissoras.
O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), ao destacar que 59% das empresas preveem um outubro bom para os negócios, e 5% esperam um desempenho muito bom, sinalizando um cenário de crescimento nas vendas. Para 36% das empresas, o mês deve se manter regular, e nenhum participante da pesquisa indicou projeções negativas para o período.
Em relação aos investimentos, o otimismo também se reflete nos planos das empresas. Segundo o Termômetro, 64% dos associados afirmaram que pretendem investir nos próximos 12 meses, indicando confiança no potencial de expansão do setor. O nível de utilização da capacidade instalada manteve-se estável, com uma média de 79%, demonstrando uma boa gestão dos recursos produtivos.
“As últimas edições do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção reforçam um cenário de otimismo consistente no setor. O bom desempenho de setembro, aliado às expectativas ainda mais positivas para outubro, mostram que a indústria de materiais de construção mantém sua resiliência, mesmo diante de desafios econômicos. Além disso, o fato de que 64% das empresas planejam investir nos próximos 12 meses demonstra confiança em um crescimento sustentável, impulsionado por novos projetos e demandas” comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.
O Termômetro é uma ferramenta essencial para medir o pulso do setor de materiais de construção, fornecendo uma visão clara das tendências e expectativas do mercado. Realizado mensalmente, ele se baseia na percepção das principais lideranças da indústria e serve como um indicador para o planejamento estratégico das empresas.