Edição 356 Setembro 2024
Edição 356Setembro 2024
Sábado, 05 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado em 11/03/2016 - 8:23 am em | 0 comentários

Divulgação

Aeroporto de Curitiba é o melhor na categoria “Aeroporto + Brasil”

Afonso Pena: também o melhor em outras três categorias

Aeroporto de Curitiba é o melhor na categoria “Aeroporto + Brasil”

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), foi o vencedor da categoria principal “Aeroporto + Brasil” no prêmio realizado anualmente pela Secretaria de Aviação da Presidência da República. O terminal paranaense também foi apontado como o melhor pelos passageiros em outras três categorias: Restituição de Bagagem + Eficiente; Aeroporto + Cordial; e Raio-x + Eficiente.

O resultado é fruto da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, instrumento de política e gestão que ouviu 52.412 viajantes de voos domésticos e internacionais ao longo de 2015. As entrevistas são realizadas diariamente nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no País.

O ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, destacou o desempenho acima da média da maioria dos aeroportos. “Esse momento marca uma vitória coletiva do setor de aviação civil. No ano de 2015 alcançamos a maior nota de satisfação do passageiro nos 15 principais terminais do País. A percepção do passageiro, além de funcionar como uma ferramenta de gestão, reforça que estamos no caminho certo”, afirmou.

Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu o título de Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + Limpo.

Já o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, São Gonçalo do Amarante/Natal (RN), foi escolhido como o Aeroporto + Confortável e Check-in + Eficiente. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília (DF), foi apontado como Serviço Público + Eficiente.

Uma das novidades desta edição é que pela primeira vez a Secretaria incluiu duas categorias para reconhecer o desempenho das companhias aéreas. Na categoria Check-in + Rápido a vencedora foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras; o troféu Restituição de bagagem + Eficiente ficou com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Para chegar às 11 categorias, a Secretaria agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens de infraestrutura, atendimento e gestão que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo.

Também participaram da solenidade representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as concessionárias dos aeroportos avaliados e as companhias aéreas do País, entre outros órgãos do setor de aviação.

Responder