Ações estimulam transporte a diesel mais limpo, eficiente e sustentável
A Cetesb e o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Cntrc) assinaram na quinta-feira um Protocolo de Intenções que inclui o Cntrc como uma Controladora no âmbito do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel, o Pmmvd. O objetivo é realizar testes de opacidade de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pelo programa e promover, assim, a regulagem de veículos e o controle das emissões atmosféricas. Os testes são feitos com a utilização de um instrumento óptico que determina a opacidade da fumaça expelida pelo tubo de escapamento.
O Cntrc é uma entidade nacional de grande representatividade junto aos transportadores de cargas autônomos e, como Controladora, deverá administrar e monitorar as unidades operacionais – oficinas mecânicas e organismos de inspeção –, na sua esfera de atuação. O órgão congrega sindicatos e associações representantes de empresas de transporte de carga de todo o Brasil, sendo algumas representantes da classe de caminhoneiros autônomos que operam no estado de São Paulo.
Ao assinar o documento, a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, enfatizou a importância da correta manutenção dos veículos diesel para o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população, e fez questão de elogiar o empenho dos técnicos da Cetesb na área de emissões veiculares, que proporciona esse tipo de parceria e a melhoria da qualidade do ar: “Com o trabalho de conscientização e educação ambiental estamos avançando cada vez mais na proposta de uma melhor qualidade de vida”.
Para os representantes do Cntrc presentes ao encontro, no gabinete da presidência da Cetesb, em São Paulo, os operadores autônomos de transporte de carga carecem de acesso a medidas e orientações que lhes auxiliem manter os seus veículos operando em conformidade com o meio ambiente, o que deverá mudar a partir de agora.
“Há necessidade desse controle. Orientação e conscientização fazem bem a todos!”, afirmou o diretor-executivo da entidade, Luiz Fernando Ribeiro Galvão, que participou da reunião, junto com o presidente, Plínio Nestor Dias, e outras lideranças do setor.
Com a assinatura do protocolo, entidades vinculadas ao Cntrc poderão realizar testes de opacidade em veículos cujo resultado será aceito pela Cetesb, como comprovação de que o veículo foi reparado, para fins de desconto de multas de fumaça preta aplicadas pela companhia.