77° aniversário da independência da Índia na Casa Museu Ema Klabin
Como parte da programação da Bharat Week, a Semana da Índia, a Casa Museu Ema Klabin, na capital paulista, apresenta amanhã, às 15 horas, o espetáculo Triveni, que traz uma confluência de três formas de arte indiana, unindo simultaneamente música, dança e arte visual.
O Triveni contará com performance musical de Fábio Kidesh tocando cítara, com o artista Caio Santos criando uma pintura ao vivo e com a dança Odissi de Adriana Zamarim, em sintonia com a música clássica indiana e a arte visual.
A Semana da Índia é promovida pelo Centro Cultural Swami Vivekananda (ICCR), ala da diplomacia cultural do Consulado Geral da Índia, com uma série de eventos culturais gratuitos em comemoração ao 77º aniversário da independência da Índia.
A Casa Museu Ema Klabin está localizada na Rua Portugal, 43, Jardim Europa, e foi a residência de Ema Klabin, de 1961 a 1994. É uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.
A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.
A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.
O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.