50 anos do Super Centro Boqueirão
Leandro Ayres
A cidade de Santos é conhecida por alguns dados notáveis: foi o berço da República no século XIX com os irmãos Andradas; possui o maior porto da América Latina; é potência esportiva e tem no Santos Futebol Clube o seu maior expoente; e está entre as melhores cidades do país para se viver. Pouca gente sabe, mas aqui também foi construído “o primeiro shopping center das Américas” e que ainda hoje mantém as suas atividades. Refiro-me ao Super Centro Comercial do Boqueirão, que completou 50 anos em setembro. Inserido em um bairro tipicamente residencial, entre as ruas Oswaldo Cruz, Lobo Viana e Álvares de Azevedo, o shopping atende os seus clientes oferecendo uma estrutura com 140 lojas de diversos segmentos – de cafeterias e restaurantes a boutiques e sapataria, de floricultura a lotérica.
O “Super Centro”, como é mais conhecido, passou por algumas transformações ao longo de sua história. Em 1965, quando foi inaugurado, metade do seu espaço era destinado à venda de produtos manufaturados e industrializados e a outra metade eram boxes que vendiam gêneros alimentícios, como na feira livre. Suas praças de lazer já abrigaram chafarizes, que serviam de viveiros para tartarugas e até carpas. Outros animais já fizeram parte do cenário, como os mascotes Chicão (sagui) e Fred (papagaio) na década de 80. Neste ano o centro comercial passou por uma grande reforma e sua fachada foi renovada, se adequando aos novos tempos para seguir atraente.
Para celebrar esta data, durante todo o mês de setembro foi montada uma exposição fotográfica na praça de eventos com 22 painéis que retratam todas estas fases. Este acervo veio dos próprios lojistas, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) e das fotos atuais, que tive o prazer de fazer. Ainda integrando as comemorações, haverá um jantar dançante com a apresentação de Moacyr Franco no Clube de Regatas Vasco da Gama no dia 11 de outubro. O ingresso custa R$ 120 e pode ser adquirido no local.