Edição 363 Abril 2025
Edição 363Abril 2025
Domingo, 18 De Maio De 2025
Editorias

Publicado na Edição 363 Abril 2025

Divulgação

Vinhos de Portugal na Wine South America

Brasil: terceiro país que mais compra vinhos portugueses

Vinhos de Portugal na Wine South America

Uma das principais feiras de vinhos da América Latina, a Wine South America traz entre as novidades da 5ª edição – que acontecerá de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha – a presença de mais de 25 vinícolas de Portugal. É a primeira vez que o país desembarca na WSA, prometendo trazer diversidade de terroirs com rótulos das regiões de Douro, Alentejo, Vinho Verde, Dão, Bairrada e Lisboa.

Segundo a ViniPortugal, entidade responsável pela promoção dos vinhos portugueses, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os maiores mercados de exportação de vinhos de Portugal, subindo para a primeira colocação do ranking quando não são considerados os dados dos vinhos da região de Porto. “O brasileiro aprecia muito os vinhos portugueses, pela sua variedade e pela diferença em relação aos demais vinhos do mundo, razão pela qual o consumo de vinho português tem vindo a crescer muito no Brasil”, destaca o enólogo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal: “A Wine South America vem crescendo muito e atraído compradores de vinho de vários Estados do Brasil. Atendendo à importância crescente dos Vinhos de Portugal no Brasil e da Wine South America, não podíamos deixar de estar presentes no evento”.

Elaborados com uvas próprias, autóctones e simbólicas do país, a produção dos vinhos portugueses resulta em rótulos diferentes e autorais, que ganham o paladar do mercado brasileiro ano a ano, de acordo com o diretor técnico e professor da ABS-RS, Maurício Roloff. Ele conta que Portugal tem tradição de elaboração de vinhos de corte, que combinam diferentes uvas para extrair mais complexidade e qualidade, para que uma uva compense aquilo que a outra possa não oferecer.

Confirmaram presença na 5ª edição do evento vinícolas de Espanha, França, Itália, Argentina, Chile e Uruguai, com destaque para a estreia de importadora de vinhos finos e azeites extra-virgem elaborados na Grécia, trazendo mais diversidade para o rol de marcas expositoras.

Responder