Raízes latinas
As referências latinas do Bar-restaurante Jabalí, no bairro Santa Cecília, na capital paulista, se destacam tanto no cardápio criado pelo chef Rodrigo Valente quanto na carta de drinks, sob consultoria de Marco de la Roche. A aposta na combinação de preparos tradicionais e ingredientes nativos da América do Sul é vista em pratos como os patacones de banana-da-terra com vinagrete e salsa e o ceviche com aji amarillo, e em coquetéis como o Muiraquitã, feito com pisco, licor de tamarindo, cupuaçu, maracujá e bitter e o Paloma, com tequila, soda de toranja e limão.
A casa oferece aos clientes taças ou growlers de vinho de produção brasileira da Tão longe, tão perto, de Gabriela Monteleone, que possibilita abastecer garrafas retornáveis diretamente das torneiras com vinhos, como o Riesling ou Sangiovese.
Com projeto arquitetônico desenvolvido pela amiga de infância Marília Franco e sua sócia Marina Portolano, o ambiente apresenta cores neutras e iluminação suave, e as músicas latinas se espalham pelo salão, jardim e o elegante balcão. Entre outras particularidades, alguns objetos e móveis que compõem a decoração são de acervo pessoal e outros da loja Il Casalingo, além das charmosas louças do Atelier Muriqui.
“O Jabalí é fruto de anos de dedicação, reflexão, inspiração e viagens pelo continente e além!”, diz Rodrigo, que em sua trajetória estudou e trabalhou em Nova Iorque e no interior da Inglaterra e, ao retornar para cidade de São Paulo, trabalhou como consultor e em casas como D.O.M. e Cozinha 212.
Jabalí funciona de terça a quinta-feira, das 18 às 23 horas, sexta e sábado, das 18 à meia noite, fechado aos domingos e segundas, e está localizado na Rua Martim Francisco, 655, no Instagram em @jabali.sp