Festival celebra cultura caiçara
Com algumas das praias mais famosas do litoral Norte de São Paulo, Ubatuba abriga até 15 de setembro o 15º Festival Gastronômico, que celebra a cultura caiçara, promovendo a valorização da culinária regional. De iniciativa do Ubatuba Convention & Visitors Bureau, o evento reúne mais de 80 restaurantes da cidade, além de 12 pequenos produtores e fornecedores de alimentos locais que aquecem os dias do Inverno, com propostas para os paladares mais exigentes.
Durante o festival, chefes renomados e talentos locais se unem para apresentar pratos que destacam a autenticidade dos ingredientes da região. Desde frutos do mar frescos até produtos cultivados nas comunidades locais, cada prato conta uma história de tradição e sabor. Além de concurso de receitas, haverá feiras, cursos e seminários de capacitação no setor.
O pesquisador Heyttor Barsalini elenca como criações da culinária caiçara o café adoçado com garapa, a cachaça, o pato ensopado (comido com arroz vermelho), o omelete de siri, o pixé, o raluá, o licor de pitanga, o suco de cambuci, o doce de mamão verde, as ovas fritas de tainha, o virado de feijão guandu, o viradinho doce de banana, a sopa d’água com sapreso, a sardinha preparada na chapa do fogão a lenha, o nhoque de mandioca, entre outras iguarias.
Com 92.980 habitantes e distante 220 km da capital paulista, a Estância Turística de Ubatuba tem 102 praias. Para o turista que gosta de refúgios naturais, o destaque fica para a Ilha Anchieta, com praias e trilhas com a natureza preservada. O nome Ubatuba, em tupi-guarani, significa “terra de muitas canoas”.