Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Sexta, 06 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 358 Novembro 2024

Divulgação

Vendas diretas puxam mercado em novembro

Minas Gerais superou São Paulo em emplacamentos

Vendas diretas puxam mercado em novembro

Nelson Tucci

As vendas diretas de autos puxaram o crescimento neste mês de novembro. Os frotistas responderam por 54% dos licenciamentos, com números animadores: 118.614 veículos emplacados na primeira quinzena, representando alta de 45% sobre igual período de 2023. GM, VW e Renault saíram-se melhor na foto, com ganhos de market share de 1.4 ponto percentual, 1.1 p.p. e 1.0 p.p., respectivamente; aqui sobre a primeira quinzena de outubro último.

O levantamento da Bright Consulting, quando se compara a primeira quinzena de novembro com a de outubro deste ano, registra crescimento de 4,7%. Outra coisa: Minas Gerais superou São Paulo em emplacamentos, com 28,1% de participação no bolo; enquanto os paulistas responderam por 26,5%. No mercado local mineiro, as vendas diretas para locadoras representaram 85,6% do total, destacando-se preferências pelas marcas Fiat, GM e VW, nesta ordem.

ELÉTRICOS – No segmento eletrificados, a Bright apurou realização de emplacamentos de 6.816 unidades, o que significa 5,7% do mercado total. Destes, 36,8% são totalmente elétricos; 35% plug-in (funciona com um motor elétrico e um a combustão) e 28,2% híbridos HEV/MHEV (que contempla um motor a combustão e um ou mais motores elétricos).

No ranking de veículos 100% elétricos, a chinesa BYD liderou no mês com 64,4%, seguida pela JAC (11,1%) e pela Great Wall Motors, a GWM (8,4%). Se vistos somente os veículos plug-in, a liderança em novembro é da BYD (52,5%), vindo em seguida a GWM (24%) e a Volvo (8,5%). Nos modelos HEV/MHEV, os destaques do mês são a Toyota (37%), GWM (14,6%) e Chery (8,3%).

PREÇOS – Cabe destacar que a Bright Consult anunciou no início deste mês a parceria com a B3 (Bolsa de Valores do Brasil) para lançar a Tabela Auto B3, ferramenta de precificação de veículos, com uso de algoritmos para calcular a média de preços dos novos e usados.

Nelson Tucci é jornalista, editor de Veículos & Negócios, toda segunda-feira também em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder