Vendas diretas puxam mercado em novembro
Nelson Tucci
As vendas diretas de autos puxaram o crescimento neste mês de novembro. Os frotistas responderam por 54% dos licenciamentos, com números animadores: 118.614 veículos emplacados na primeira quinzena, representando alta de 45% sobre igual período de 2023. GM, VW e Renault saíram-se melhor na foto, com ganhos de market share de 1.4 ponto percentual, 1.1 p.p. e 1.0 p.p., respectivamente; aqui sobre a primeira quinzena de outubro último.
O levantamento da Bright Consulting, quando se compara a primeira quinzena de novembro com a de outubro deste ano, registra crescimento de 4,7%. Outra coisa: Minas Gerais superou São Paulo em emplacamentos, com 28,1% de participação no bolo; enquanto os paulistas responderam por 26,5%. No mercado local mineiro, as vendas diretas para locadoras representaram 85,6% do total, destacando-se preferências pelas marcas Fiat, GM e VW, nesta ordem.
ELÉTRICOS – No segmento eletrificados, a Bright apurou realização de emplacamentos de 6.816 unidades, o que significa 5,7% do mercado total. Destes, 36,8% são totalmente elétricos; 35% plug-in (funciona com um motor elétrico e um a combustão) e 28,2% híbridos HEV/MHEV (que contempla um motor a combustão e um ou mais motores elétricos).
No ranking de veículos 100% elétricos, a chinesa BYD liderou no mês com 64,4%, seguida pela JAC (11,1%) e pela Great Wall Motors, a GWM (8,4%). Se vistos somente os veículos plug-in, a liderança em novembro é da BYD (52,5%), vindo em seguida a GWM (24%) e a Volvo (8,5%). Nos modelos HEV/MHEV, os destaques do mês são a Toyota (37%), GWM (14,6%) e Chery (8,3%).
PREÇOS – Cabe destacar que a Bright Consult anunciou no início deste mês a parceria com a B3 (Bolsa de Valores do Brasil) para lançar a Tabela Auto B3, ferramenta de precificação de veículos, com uso de algoritmos para calcular a média de preços dos novos e usados.
Nelson Tucci é jornalista, editor de Veículos & Negócios, toda segunda-feira também em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br