Edição 364 Maio 2025
Edição 364Maio 2025
Sábado, 21 De Junho De 2025
Editorias

Publicado na Edição 364 Maio 2025

Planta ajuda a saúde do animal senil

Planta ajuda a saúde do animal senil

Eduardo Ribeiro Filetti

Cães com queixas geriátricas e distúrbios comportamentais provavelmente relacionados a deficiências cognitivas – como fazer as necessidades fisiológicas em locais diferentes, insônia, latir sem motivo, uivar, entrar em locais estranhos nunca explorados – tiveram boa melhora após o uso do Ginkgo Biloba por oito semanas. A eficiência do tratamento após 12 semanas foi avaliada com boa ou muito boa em 79% dos cães. Cinco dos seis escores de sinais clínicos, tais como desorientação, alterações do sono–atividade, alterações comportamentais, e condição física geral–vitalidade, apresentaram uma diminuição significativa ao longo do período de tratamento.

Em resumo, embora os estudos ainda sejam iniciais, eles são promissores, ao indicarem uma maior qualidade de vida do cão idoso e, consequentemente, do seu tutor, sugerindo que o extrato de Ginkgo pode ser um agente eficaz ao fornecer suplemento alimentar seguro ao cão idoso com distúrbios comportamentais relacionados com a idade.

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário, professor universitário, mestre em Saúde Pública, pós-graduado em Clínica de Felinos, Fitoterapia, Clínica e Cirurgia de pequenos animais.

Mais uma ação solidária para moradores de rua e seus cães

Com amor, solidariedade e muita vontade de fazer a diferença, a Ong MRSC, Moradores de Rua e Seus Cães, realizou domingo, 24, a partir das 9 horas, uma ação social na Praça Marechal Deodoro, Bairro Santa Cecília, capital paulista. Mais uma vez, durante todo o dia, uma equipe de voluntários oferecerá serviços gratuitos, como banhos, vermifugação, vacinação e alimentação para cães e gatos, além da distribuição de kits de higiene e lanches para pessoas em situação de rua. Para as crianças está reservado espaço especial para atividades recreativas. Tudo é preparado com dedicação, com o objetivo de levar dignidade, cuidado e acolhimento a quem mais precisa. “Nosso trabalho vai além de cuidados veterinários”, afirma Eduardo Leporo, fundador da Ong: “Queremos dar dignidade a essas pessoas e seus companheiros de quatro patas”. Mais informações em www.moradoresderuaeseuscaes.com.br

Responder