Edição 356 Setembro 2024
Edição 356Setembro 2024
Segunda, 14 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 258 Julho 2016

Divulgação

Casa da Esperança de Santos inicia programação do Ano Jubilar

Tratamento de crianças e adolescentes e apoio às famílias

Casa da Esperança de Santos inicia programação do Ano Jubilar

A Casa da Esperança de Santos iniciou em julho a programação do Ano Jubilar de 2017, quando a instituição estará completando 60 anos de fundação. Com a presença de diretores, colaboradores e associados, foi feito o lançamento da pedra fundamental da obra de ampliação da sede, na Rua Imperatriz Leopoldina, 15, na Ponta da Praia, abrilhantada com apresentação da Orquestra e Coral Mário Tirolli.

Até 24 de julho de 2017 a programação terá várias atividades e, entre os destaques, será lançado livro que contará a história da instituição, escrito pela jornalista Vera Leon, exposição de fotografias históricas e seminário.

Presidida pelo engenheiro Roberto Luiz Barroso, a Casa da Esperança de Santos foi criada pelo médico Samuel Augusto Leão de Moura com o apoio do Rotary Club de Santos em 1957. Atualmente 280 crianças/adolescentes com variadas patologias, de zero a 18 anos de toda a Baixada Santista, Litoral Norte e Sul do Estado, recebem tratamento gratuito. A maioria (58,24%) é portadora de paralisia cerebral. Os recursos para esse trabalho são provenientes dos setores governamentais, operacionais e predominantemente comunitários, por intermédio de associados, padrinhos, promoções beneficentes, tele doações e Nota Fiscal Paulista.

Além do tratamento às crianças e adolescentes, a Casa também atua no apoio às famílias e possibilita, por intermédio do Núcleo de Promoção de Mães D. Vanjú, aulas de artesanato, culinária, panificação e informática oferecidas aos cuidadores durante o período das terapias dos pacientes. As aulas contribuem para o fortalecimento familiar e possibilitam geração de renda. Toda a produção artesanal é comercializada por intermédio da Feirinha da Esperança e bazares. Os produtos de panificação e confeitaria através da Cafeteria Sabor de Esperança, revertendo parte da renda para os cuidadores participantes dos cursos.

A Casa da Esperança de Santos possui salas equipadas para atendimento nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social, piscina terapêutica, além de consultórios médico e odontológico.

Responder