Edição 360 Janeiro 2025
Edição 360Janeiro 2025
Sexta, 14 De Fevereiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 360 Janeiro 2025

Divulgação

Por um mundo sustentável. Ou não.

No futuro, onde vão parar os milhões de carros produzidos?

Por um mundo sustentável. Ou não.

Nelson Tucci

Ano passado o Brasil produziu 2,5 milhões de veículos e para este 2025 a projeção é de 2,8 milhões até dezembro, perseguindo a meta dos 3 milhões. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com isto o país torna-se o 8º produtor mundial no segmento e o 6º maior consumidor.

Mas, no futuro, onde vamos enfiar tanto carro? Em números redondos, o mundo hoje produz 80 milhões de veículos. Até 2030, mantida a média, teremos mais 480 milhões de veículos, ou quase meio bilhão. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Agenda 2030 focada integralmente em sustentabilidade. Mas de que sustentabilidade estamos falando?

Em 2023 a revista britânica Dazed, especializada em moda, calculava em 60.000 toneladas de roupas descartadas no lixão têxtil em que se transformou Alto Hospicio, região do deserto do Atacama, no Chile. O lixão (clandestino, por supuesto) é formado por diferentes modelos de roupas compradas nos Estados Unidos, Europa e Ásia e depois jogadas fora.

Serão os desertos os futuros destinos de tudo aquilo que produzimos e não conseguimos consumir? Terão as indústrias – dos diversos setores da economia –, no futuro, o compromisso de fazer a logística reversa de forma completa? A vergonha que se transforma aquela região do deserto do Atacama deveria ser um grave sinal de alerta para todo o mundo civilizado. Além de gravíssimo este caso das roupas descartadas, que podem ser vistas do espaço, com cores e estampas, por meio de imagens captadas por satélite, é apenas um dos muitos exemplos que o mundo tem a oferecer para o futuro.

Talvez no próximo almoço dos fabricantes de carros oferecido a um grupo de jornalistas, em petit comité, alguém tenha a sensibilidade de levantar a questão, ao invés de sorrir e ficar somente com a versão de que o objetivo do país é fabricar 3 milhões de novas unidades e se os juros e o dólar ajudarem talvez 4 ou 5 milhões…

Nelson Tucci é jornalista, editor de Veículos & Negócios, toda segunda-feira também em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder