Polo terá investimento de R$ 6,2 BI
A recém-anunciada fábrica da XBRI Pneus, em Ponta Grossa/PR, terá investimento total de R$ 6,2 bilhões, quadruplicando o valor inicialmente previsto e projetando a geração de 3.200 empregos diretos. O projeto industrial, que está sendo desenvolvido pela XBRI Pneus, ganhou mais robustez após a oficialização da joint venture com a Linglong Tires, empresa de capital aberto e uma das gigantes globais de pneus. O projeto ocupará terreno de 1,25 milhão de metros quadrados e terá capacidade para produzir 12 milhões de pneus de passeio e camionete, 2,4 milhões de pneus de caminhões e ônibus, e 200 mil pneus para aplicações industriais e agrícola. A operação contará com usina fotovoltaica própria, planta de reciclagem de pneus e outras inovações que reforçarão o compromisso com a sustentabilidade e meio ambiente.
“Nossa fábrica nasce como um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento, uma verdadeira escola da borracha”, afirma Nabil Chamseddine, CEO da XBRI: “Vamos promover a transferência de tecnologia adaptada às condições brasileiras, formar mão de obra especializada e desenvolver soluções inovadoras em desempenho, durabilidade e sustentabilidade. Com parcerias estratégicas e foco na inovação, queremos transformar o Brasil em referência técnica em borracha e pneumáticos na América Latina, unindo ciência, indústria e talento nacional”. A construção inicia no terceiro trimestre do ano.
A Linglong está entre as 15 maiores fabricantes de pneus do mundo em receita, de acordo com o ranking 2024 da Tire Business. Com ações negociadas em bolsa e presença em mais de 170 países, a companhia adota a estratégia global “7+5”, que prevê a operação de sete unidades produtivas na China e cinco no exterior. A empresa mantém investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com milhares de patentes registradas e centros de testes avançados na China, Europa e América do Norte, voltados à inovação em materiais, como borracha de dente-de-leão e compostos de grafeno.