Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Segunda, 20 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Mel Pacheco/Divulgação

Inovação na construção civil em 2025

Digitalização e relacionamento com o consumidor ganham destaque

Inovação na construção civil em 2025

As principais inovações que irão moldar o mercado da construção civil no próximo ano estão atreladas, principalmente, à digitalização e ao relacionamento com o consumidor, afirma o CEO da FastBuilt, Jean Ferrari. Para ele, o setor realiza sua transformação digital em ritmo acelerado, com tendências que devem levar as empresas a projetos mais eficientes e sustentáveis.

Ferrari aponta a tendência da digitalização total do canteiro de obras. Além de ser usual o monitoramento cada etapa do projeto de forma precisa, por meio da tecnologia Building Information Modeling (BIM) e softwares de gestão em tempo real, o uso de drones, sensores IoT e ferramentas de análise de dados tornam possível prever problemas antes que eles ocorram, resultando numa execução mais eficiente e segura.

O executivo destaca a preocupação com a sustentabilidade, com as práticas de construção verde, que incluem o uso eficiente de recursos e a redução de desperdícios, cada vez mais demandadas por consumidores e investidores: “Os clientes e investidores estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental das construções. A adoção de práticas sustentáveis não é apenas uma questão de conformidade, mas de agregar valor aos projetos”. Tendência que ganha força refere-se à gestão eficiente do pós-obra. Pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção aponta que até 5% do custo total de um empreendimento está concentrado no pós-obra. Afinal, é nesta fase que o relacionamento com o cliente se intensifica, com a realização de manutenções e aplicação de garantias. “A negligência na gestão do pós-obra representa um risco significativo para a reputação da construtora e pode resultar em custos elevados”, frisa o CEO da FastBuilt, ao ponderar que o sucesso na implementação das inovações depende de uma mudança cultural nas empresas e de uma maior abertura para a transformação digital.

Responder