Apoio ao Turismo Religioso
Secretarias de Turismo e Viagens (Setur-SP) e de Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, firmaram parceria para o desenvolvimento de dois guias religiosos: para aquelas de matriz Africana e para as religiões orientais.
Com o objetivo de dar visibilidade aos espaços religiosos de origem africana, valorizando a cultura e as tradições, a Setur-SP e (SJC, por meio do Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, irão desenvolver o Guia de Turismo Religioso de Matriz Africana do Estado de São Paulo.
A iniciativa foi apresentada no auditório do Palácio dos Campos Elíseos, na capital paulista, e reuniu representantes de entidades religiosas e especialistas do setor turístico. A partir do encontro estão sendo mapeadas entidades religiosas de matriz africana em todo o estado, incluindo tradições como Candomblé, Umbanda, Cultura e Culto Òrunmìlá Ifá, Jurema Sagrada e Xamanismo, e suas diversas ramificações e características locais.
O levantamento será a base para a construção do guia, que reunirá informações para que agências de turismo e operadoras possam estruturar roteiros turísticos, além de fornecer orientações para os visitantes e fomentar investimentos e negócios no setor. A proposta também visa ampliar o reconhecimento desses espaços, valorizando suas contribuições para a cultura e a história do estado de São Paulo.
Para que o espaço religioso seja incluído no guia, será necessário que atenda a alguns critérios, como possuir infraestrutura física e digital (site e/ou redes sociais) para recepção de visitantes e fornecimento de informações, contar com um responsável designado para o atendimento aos visitantes e disponibilizar um roteiro ou apresentação estruturada sobre o funcionamento do espaço. Membros do Fórum Inter-religioso, presentes em diversos municípios do estado, fornecerão dados sobre esses locais, como casas, templos, centros culturais e outros estabelecimentos.
Guia auxiliará criação de roteiros

Visibilidade às diferentes religiões de origem oriental
A SJC e a Setur-SP também elaboram o Guia Turístico de Religiões Orientais do Estado, conforme material compartilhado com representantes do Budismo, Hinduísmo, Hare Krishna e Seicho-no-iê, por meio do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença. Com previsão de lançamento ainda este ano, o guia reunirá informações que auxiliarão agências e operadoras na criação de roteiros turísticos, além de servir como referência acessível e qualificada para visitantes. “Esse guia é uma forma de darmos visibilidade às diferentes religiões de origem oriental que existem no estado de São Paulo, tanto no Brasil quanto no exterior, garantindo que continuem acolhidas e legitimadas pelo governo”, destacou a secretária-geral do Fórum Inter-religioso, Vânia Soares.