Edição 359 Dezembro 2024
Edição 359Dezembro 2024
Segunda, 20 De Janeiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 359 Dezembro 2024

Causa mortis: “morte não natural…”

Causa mortis: “morte não natural…”

Parentes de pessoas mortas pela ditadura militar no Brasil poderão pedir nova versão da certidão de óbito nos cartórios de registro civil, devendo constar como causa mortis: “morte não natural, violenta, causada pelo Estado a desaparecido no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política no regime ditatorial instaurado em 1964”, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem, entre outras atribuições, a de regrar e fiscalizar o funcionamento dos cartórios que prestam serviço delegado pelo poder público.

A autenticidade se tornou um dos fatores mais valorizados pelo consumidor, levando os negócios a revisarem estratégias de branding para se manterem competitivos. “O branding vai além do visual”, diz André Carvalho, CEO e fundador da Tempus Inova: “É sobre criar uma conexão genuína e relevante. Uma marca forte precisa refletir valores de forma consistente, única e transparente”. Para ele, considerar as preferências e necessidades do consumidor pode ser algo decisivo para a criação de um branding eficaz.

Setor varejista no país desperdiça fatia consumidora por não elevar os níveis de acessibilidade, pelo menos entre os portais mais usados para a realização de compras pela Internet, constatou estudo feito pelo Instituto Bimob, ao avaliar os portais Magazine Luiza, OLX, Netshoes – Carrefour, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Americanas e Mercado Livre, com pontuação média 6, no intervalo entre 4.5 e 9.7, conforme padrões da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.1).

O guia foi criado pelo Consórcio World Wide Web (W3C) para orientar os sites a estarem de acordo com padrões mínimos de acessibilidade digital. Segunda avalia o COO do Biomob, Valmir de Souza, apesar de estarem em níveis diferentes de execução, foi possível encontrar em todos os marketplaces a preocupação de assegurar acessibilidade em seus ambientes de compras: “Alguns erros ainda impedem uma navegabilidade adequada para todos os públicos, mas é fato que encontramos esforços sendo feitos no sentido de alcançar este objetivo”.

Com o objetivo de definir políticas públicas, pesquisa vai apurar e avaliar as condições de vida das pessoas com mais de 60 anos que moram em Santos, no âmbito do Programa Envelhecer nos Territórios. Em andamento em 43 cidades de 12 estados, a iniciativa é da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas, com o desenvolvimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, por meio de acordo de cooperação técnico-educativa com a Prefeitura.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder