Edição 360 Janeiro 2025
Edição 360Janeiro 2025
Domingo, 16 De Fevereiro De 2025
Editorias

Publicado na Edição 252 Janeiro 2016

Leandro Ayres

Manhattan Office Santos. Corporativo em fase final

Manhattan Office Santos: projeto compreende torre única para escritórios e consultórios

Manhattan Office Santos. Corporativo em fase final

A MPD Engenharia está preparando para este ano a entrega do corporativo Manhattan Office Santos, na Rua São Paulo, 41, na Vila Mathias, em Santos. O empreendimento está localizado a duas quadras da Avenida Ana Costa, próximo de hospitais e da nova sede da Receita Federal.

O Manhattan Office Santos compreende torre única para escritórios e consultórios de 37 a 577 metros quadrados, com uma ou duas vagas de garagem. O projeto oferece flexibilidade e praticidade no uso das unidades, contemplando ainda serviços pay-per-use, como central delivery, limpeza, conservação, organização de eventos e office support.

Além da infraestrutura diferenciada, o corporativo possui arquitetura moderna que mescla vários materiais. A fachada, por exemplo, em harmonia com o hall de entrada com pé-direito duplo, é revestida com ACM (Painel de Alumínio Composto), combinando cores e aplicações bastante complexas. A instalação do ACM ficou sob responsabilidade da Ril Fix Revestimentos Metálicos, que utilizou toda sua capacidade técnica para atender as necessidades dos arquitetos e engenheiros da obra: “Foram colocadas à disposição da obra equipes altamente capacitadas e um pátio fabril moderno e tecnológico, o que faz da Ril Fix referência em revestimentos de fachadas”.

O ACM é cada vez mais preferido por profissionais da construção civil por oferecer diversas vantagens aos projetos, como mais leveza para o imóvel, conforto acústico e térmico, resistência, fácil conservação e limpeza, proteção contra poluição e intempéries climáticas. Além disso, o produto é totalmente reciclável e preserva o meio ambiente, composto basicamente por duas lâminas de alumínio e polietileno no interior.

Para a instalação de cerca de 5.000 metros quadrados de ACM que compõe a fachada externa e o interior do Manhattan Office Santos, a Ril Fix utilizou a técnica de preparação de todo material em espaço fabril, evitando maiores transtornos ao andamento da obra. Para isso, a empresa possui estrutura adequada, com equipamentos de última geração e profissionais qualificados.

A Ril Fix utilizou a técnica de fixação mecânica das placas de ACM e vedação com silicone neutro, respeitando as normas técnicas adotadas para este tipo de serviço, pois, além de facilitar qualquer possibilidade de manutenção futura, garante mais resistência à fixação: “O ACM, apesar de ser material com certa facilidade de manuseio, exige que a contratação da empresa instaladora seja de fundamental importância, verificando se tem um histórico de obras com quantidade e qualidade relevantes, se os equipamentos são de última geração e se possui equipes qualificadas para realizar a obra no prazo determinado, características oferecidas pela Ril Fix”.

A Litoral Eletricidade executou os serviços de elétrica, hidráulica e sprinkles, o dispositivo anti-incêndio. Conforme detalhou o diretor da Litoral, José Batista de Jesus, o projeto do empreendimento é muito arejado, com destaque para as tubulações em PVC reforçado de boa qualidade. O sistema de combate a incêndio, por exemplo, utiliza tubulação Fire da Tigre, que não enferruja e proporciona agilidade nas instalações. Quanto às instalações de elétrica, as prumadas são constituídas de shaft com sistema de eletrocalha, o que facilita a passagem dos cabos. José Batista detalhou também que foi instalado um grupo gerador para toda ADM e o para-raios é do sistema estrutura, o que possibilita melhor estética ao prédio. Além disso, todos os quadros de distribuição são pré-montados, o que agiliza a montagem final dos quadros.

Responder