Isolamento térmico com eficiência
A Sto, que fabrica revestimentos para edificações, apresenta a linha StoTherm para o enfrentamento dos desafios climáticos do setor da construção civil. “Um revestimento de edifício energeticamente eficiente é a base fundamental para qualquer estratégia de descarbonização no ambiente construído”, afirma William Medeiros, diretor Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil, ao destacar que os sistemas StoTherm atuam criando barreiras térmicas que minimizam perdas de calor no Inverno e ganhos de temperatura indesejados no Verão.
As soluções StoTherm estão em sintonia com os objetivos estabelecidos pelo EU Green Deal, que busca duplicar a taxa de renovação energética de edifícios e reduzir substancialmente as emissões no setor. No contexto brasileiro, os sistemas também atendem às diretrizes do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) e às normas de desempenho NBR 15575, que estabelecem requisitos mínimos de conforto térmico e eficiência energética para edificações residenciais.
“Nossas soluções estão perfeitamente alinhadas com a crescente demanda por certificações de sustentabilidade no mercado brasileiro, como LEED, AQUA-HQE e o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal”, ressalta o diretor da STO Brasil: “Mesmo assim, no Brasil, nossa matriz energética mais eficiente que em países Europeus não pode ser confundida com dispensa da preocupação com uma arquitetura e edifícios de baixo carbono. O planeta Terra é um lugar único e não temos outro para o qual podemos nos mudar”.
A StoTherm AimS substitui 30% dos aglomerantes convencionais derivados de petróleo por óleo de pinho, um recurso renovável. A empresa também implementou o método de balanço de biomassa na produção de placas isolantes de EPS, incorporando matérias-primas renováveis certificadas. “Nosso objetivo é ter 75% do volume de negócios proveniente de produtos que contribuam diretamente para a redução de CO‚ no setor da construção ainda em 2025”, disse Medeiros.
Estudos e aplicações práticas demonstram que a adoção de StoTherm, entre inúmeras vantagens, resulta em redução significativa do consumo energético para climatização; economia direta em contas de energia para proprietários e inquilinos; otimização do funcionamento de sistemas de aquecimento modernos, como bombas de calor; diminuição das emissões de gases de efeito estufa associadas à operação dos edifícios; melhoria do conforto térmico e acústico para os ocupantes; aumento da longevidade e proteção estrutural das edificações.