Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Sexta, 13 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 335 Dezembro 2022

Divulgação

Empresa compartilha Relatório ESG

Boas práticas sociais, de sustentabilidade e de governança

Empresa compartilha Relatório ESG

A Exto Incorporação e Construção passou a disponibilizar em seu site o Relatório ESG 2021/2022, onde estão descritas as práticas sociais, de sustentabilidade e de governança da empresa. A divulgação do documento marca o aniversário do primeiro ano da plataforma voltada para ações ambientais, nomeada Extossistema, lançada em setembro de 2021, quando foi iniciada a parceria com a Sustentare. Atuando há mais de três décadas em São Paulo, especialmente, nas regiões Sul e Oeste da cidade, a iniciativa, que integra o movimento social “Exto Mãos à Obra”, é um investimento da empresa sobre as práticas que buscam atenuar os impactos ambientais causados pela atividade da construção civil.

“A Exto sempre buscou se reciclar e trazer o que há de mais atual na construção civil”, diz Roberto Matos, presidente e fundador da Exto: “O Extossistema foi criado para perseguirmos esse propósito, pois entendemos que devemos oferecer sempre qualidade não só ao cliente, mas à sociedade”. De acordo com pesquisa setorial e dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Brasil produz mais de 100 milhões de toneladas de entulho de obras, mas apenas 16% disso é destinado à reciclagem. “O índice de reciclagem de entulho ainda é muito baixo no país”, acrescenta Matos, ao frisar que em um ano de Extossistema, a empresa passou a destinar à reciclagem de 48% para 60% de seus resíduos de construções.

Localizada no Butantã, a sede da Exto passou por mudanças estruturais nos últimos anos para proporcionar maior conforto aos colaboradores, bem como aumentar a eficiência das instalações, por exemplo, com aumento das janelas e instalação de divisórias de vidro entre as salas para favorecer a iluminação natural e as lâmpadas do escritório foram substituídas por LED. Além disso, foram instaladas torneiras e vasos sanitários com controle de vazão para evitar o desperdício de água. Já nas áreas comuns externas foi implementada a utilização de água de reuso das chuvas. Todas essas soluções representam uma redução de aproximadamente 35% no consumo de água potável e 30% de energia elétrica.

Neste primeiro ano, a comissão realizou visitas aos departamentos e eventos de orientação acerca do tema, o que culminou em mudanças de hábitos. É o caso do uso de canecas reutilizáveis e da redução de impressões, com o uso de bibliotecas virtuais e contratos assinados de forma digital. Estas ações têm como meta a redução de 90% do consumo de plástico e 50% do consumo de papel na sede. “A mudança de hábito demanda tempo, mas os resultados são muito positivos”, diz Flávia Matos, diretora de Marketing da Exto e uma das responsáveis pelo Exto Mãos à Obra, projeto mãe que engloba todas as iniciativas de responsabilidade socioambiental da Exto. De setembro até dezembro do ano passado, já com o Extossistema em andamento, três toneladas de resíduos gerados no escritório foram destinados à reciclagem. Já em 2022, entre janeiro e maio, foram cerca de 7.5 toneladas, o que representa 56% dos resíduos gerados na sede destinados à reciclagem, devido à correta separação dos materiais no momento do descarte.

Nos canteiros de obra também são realizados treinamentos de boas práticas para sustentabilidade na construção. Desde o início do projeto, já foram mais de 100 encontros, em que são passadas orientações, como separação e destinação adequada dos resíduos (entulhos e materiais recicláveis), proteção das árvores do entorno, controle da emissão de poluentes e ruídos, comunicação com a vizinhança sobre as etapas da obra e monitoramento do consumo de água e energia.

Já nos empreendimentos e projetos da empresa há iniciativas como espaços destinados à acomodação de resíduos recicláveis; sistema de reuso de águas de chuva; paisagismo com preferência por espécies nativas e diversidade; portas em madeira de reflorestamento; sensores de presença nas áreas comuns, evitando desperdício de energia; sistema de aquecimento solar, o que reduz o consumo de gás nos aquecedores individuais; telhados e áreas verdes para melhor controle térmico e absorção de água.

Em mais de 30 anos de atuação na capital paulista, a Exto já tinha atividades periódicas em apoio à sociedade. Mas, em 2015, a empresa formalizou sua atuação com a plataforma Exto Mãos à Obra, voltada para o auxílio às organizações que cuidam de pessoas e animais, como a Encontrei um Amigo, projeto que resgata cachorros em situação de rua e oferece cuidado a eles, e Laramara (Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual), que promove a inclusão e educação de crianças com deficiência visual.

Além disso, ao longo dos anos, praças também foram adotadas e revitalizadas, como a Praça dos Cachorros, no Morumbi. E outras duas parcerias: o Lar Jesus Maria José e a Associação de Paraisópolis, que tem trocas diversas com a Exto, como a entrega de uma sala de ballet dentro da ONG Florescer, apoio na pandemia, com entrega de equipamentos de proteção individual, higiene e alimentação e doações constantes, dependendo das necessidades latentes.

Consciente do aumento de casos relacionados à saúde mental no mundo contemporâneo, a empresa criou em 2021 uma iniciativa voltada ao cuidado com a saúde mental dos colaboradores, chamada HappinEx. Baseada nos conceitos da Psicologia Positiva, já foram desenvolvidas aulas de meditação e mindfulness, dança, aniversários temáticos, como “Baile de Carnaval”, experiências sensoriais, como degustação de sorvetes, palestras, festas e eventos de integração, vivências e até um canal com vídeos informativos sobre felicidade e autocuidado. Além disso, a empresa abriu canais de comunicação, fomentou conteúdos positivos que trouxessem alívio emocional aos colaboradores, por meio de newsletters quinzenais.

As mulheres representam 41% do quadro de colaboradores, sendo 30% na área de engenharia e a mesma porcentagem no quadro diretivo. Outro fator que diferencia a Exto dentro do setor da construção civil é o baixo índice de turnover. Todas as decisões relevantes são tomadas por comitês. Com reuniões semanais, estão divididos entre fiscal, financeiro, obras, planejamento, incorporação e novos negócios.

Responder