Construtechs apresentam soluções
Antenada com o ritmo da evolução tecnológica, a construção civil afina a parceria com as construtechs – como são chamadas as startups voltadas para o segmento – que, segundo a consultoria norte-americana Pitchbook, trata-se de mercado que já recebeu US$ 4,4 bilhões em investimentos desde 2010. O Brasil segue a tendência e, de acordo com a aceleradora Construtech Ventures, o país conta com 562 startups que fornecem diferentes soluções para o segmento. Entre elas está o Portal Concreto Usinado, plataforma que visa aumentar as vendas de concreteiras por meio da internet. Criado pelo engenheiro Bruno Reganati, o sistema tem como objetivo principal disponibilizar um canal de comunicação direto entre empresas e consumidores finais, agilizando orçamentos e negociações, além de desburocratizar o mapa de cotações: “Dessa forma, ao informar o local da obra e realizar um pedido de orçamento, o software automaticamente dispara a cotação para as concreteiras, que atuam dentro de um raio de até 35 km da região, respeitando a qualidade do concreto até o tempo de descarga, assim como as normas da ABNT”.
Reganati diz que outra ideia da ferramenta – que será apresentada ao mercado durante a 12ª Concrete Show, de 14 a 16 de agosto, na capital paulista – é formalizar o mercado de concreteiras no Brasil. Para ele, infelizmente, há muitas empresas ou representantes que não são do ramo de fato e que proporcionam custos muito mais altos aos consumidores: “Sendo assim, queremos eliminar os intermediários do processo e trazer mais segurança aos clientes finais, que passam a ter mais garantias ao tratarem com as verdadeiras concreteiras”.
Apenas três meses após o lançamento, o portal já atende todas as regiões do país e espera crescer ainda mais até o evento: “Estamos com 13 empresas cadastradas em nossa plataforma e a expectativa é que até o dia do evento tenhamos mais do que dobrado esse número, chegando a cerca de 30 companhias registradas”.