Composto auxilia iluminação de espaços externos
Com a crescente demanda por soluções sustentáveis e inovadoras na construção civil, o concreto luminescente surge como alternativa que alia funcionalidade, estética e sustentabilidade. Trata-se de material especial desenvolvido para absorver a luz solar e transformá-la em uma iluminação suave e brilhante, em tom verde, oferecendo nova abordagem para iluminação de espaços externos.
Para a fabricação do concreto luminescente, utiliza-se um agregado especial, que pode ser misturado ao concreto ou aplicado como revestimento na fase inicial de pega. A Camargo Química desenvolveu o CQ Lumina, um composto de pigmento e resina poliéster, que pode ser aplicado em diversos tipos de superfícies, incluindo pavimentos, pisos e ladrilhos.
Após uma exposição de 10 a 30 minutos à luz solar, o concreto é capaz de emitir luz por até oito horas, o que é fator positivo para áreas externas, pois, além da característica estética, há economia com iluminação pública e aumento de segurança, especialmente em ciclovias e faixas de pedestres.
O produto pode ser pulverizado ou inserido durante a fase de pega do concreto, quando ocorre a evaporação da água na superfície. Nessa etapa, é possível aplicar o composto diretamente ou misturar pedras luminescentes de acordo com o gosto e a necessidade de brilho para cada projeto.