ONG cuidará de pacientes com lipedema
Mês da Conscientização do Lipedema, foi lançada em junho a ONG Movimento Lipedema, com a proposta de assegurar direitos e atendimento gratuita às pacientes com a doença no país. O lipedema é uma doença crônica pouco conhecida, causada pelo acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo, como braços, pernas e quadris. Estima-se que atinja cerca de 5 milhões de mulheres no Brasil e 10% em todo o mundo. Mesmo com a CID 11 conquistada este ano, o que deverá refletir positivamente para ter mais reconhecimento, até então não havia tratamento gratuito.
Há muitas mulheres no país sem condições financeiras para arcar com o tratamento clínico ou o cirúrgico, e que acabam sofrendo complicações físicas e psicológicas por não terem acolhimento. Diante deste quadro, o médico cirurgião plástico e diretor do Instituto Lipedema Brasil, Fábio Kamamoto, idealizou a ONG, com foco em um trabalho social voltado para mulheres com a doença e para a população mais carente: “Nossa missão é acolher e propagar o conhecimento dessa síndrome, aumentando o diagnóstico entre as mulheres que possuem essa patologia, mas que não têm condições e, assim, promover a saúde delas”.
A ideia é oferecer projetos, ações e cursos gratuitos, online e presencialmente, dentro da sede do Instituto Lipedema Brasil, na capital paulista, além de compartilhar conteúdo sobre a doença nas redes sociais. E, futuramente, garantir financeiramente parte de cirurgias nos casos mais graves.