Inverno ajuda a cuidar varizes e vasinhos
O tratamento adequado das varizes pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que convivem com esta condição e enfrentam sintomas característicos, como dores nas pernas, inchaço e sensação de peso, além da questão estética. Por isso, considerar o Inverno como a estação certa para iniciar os cuidados pode proporcionar alívio significativo e prevenir complicações.
As varizes afetam parcela significativa da população e segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (Sbacv), estima-se que aproximadamente 38% da população brasileira sofre com varizes. Essa condição é mais prevalente entre as mulheres, com cerca de 45% delas apresentando varizes, enquanto nos homens essa taxa é de aproximadamente 30%.
Com o avanço das técnicas de tratamento é possível realizar procedimentos menos invasivos, como a escleroterapia, que é a injeção de solução diretamente nas veias varicosas, fazendo com que elas se fechem e desapareçam gradualmente. Já a terapia a laser utiliza pulsos de luz para fechar pequenas veias varicosas e vasinhos, fazendo com que desapareçam, sem a necessidade de cortes ou agulhas.
De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Rodolpho Reis, seja para procedimentos menos invasivos ou mesmo intervenções cirúrgicas, o Inverno é a melhor época para o tratamento de varizes e vasinhos: “Durante o Verão, as altas temperaturas provocam vasodilatação, aumentando os riscos de hematoma e edema na recuperação. O contrário acontece no Inverno. Apesar desse efeito não ser tão pronunciado, nós, como especialistas, consideramos mais uma vantagem a realização do tratamento das varizes e vasinhos no Inverno”.