Flacidez abdominal
Quando a região abaixo do umbigo é muito flácida, ao levantar peso, agachar ou tossir, a pessoa pode ter diástase abdominal, que é a separação dos músculos do abdome, mais especificamente a musculatura reto abdominal. Além da flacidez na barriga, ela leva à sobra de pele, concentração de gordura e até uma espécie de fenda na parede abdominal.
A diástase abdominal acontece frequentemente durante a gravidez e pode ocorrer em pessoas obesas que tiveram uma perda de peso brusca, ou em indivíduos que ganharam muito peso rapidamente; ou ainda pessoas com distúrbio na produção de colágeno, com doenças pulmonares crônicas e, até mesmo, com diabetes.
A abdominoplastia é uma cirurgia com caráter estético, com objetivo de remover o excesso de gordura e pele da região abdominal, melhorando a autoestima do paciente. Segundo Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica, antes de qualquer procedimento, sempre será necessária uma avaliação com cirurgião plástico para que as condições de saúde do paciente sejam checadas antes de decidir qual procedimento pode ser feito: “A cirurgia plástica, quando realizada em ambiente hospitalar e com um médico credenciado, é segura”.