Opção da fechadura digital
As fechaduras digitais são seguras, fáceis de usar e práticas, mas muitas pessoas ainda enfrentam dúvidas na hora de escolher o modelo ideal. Com a variedade de opções e recursos, é preciso se atentar para algumas dicas e precauções antes de investir na aquisição de uma, alerta Eliana Godoy, coordenadora de produto da Yale.
Ela afirma que, antes mesmo de ir à loja, é importante ter algumas informações para escolher o modelo ideal. A primeira coisa é saber qual o material da porta que receberá a solução, pois há modelos específicos para portas de madeira, vidro e metal. Além disso, é preciso verificar a espessura da porta. Há ainda modelos específicos para as portas de abrir, de correr e pivotantes.
Outra decisão é sobre a maçaneta. No mercado existem modelos com maçaneta, que são iguais às fechaduras tradicionais, e outros sem; neste caso, é preciso instalar puxadores. Também é importante escolher qual será o tipo da instalação, pois as fechaduras digitais podem ser de embutir ou de sobrepor.
Com essas decisões tomadas, é importante se atentar aos tipos de acionamento disponíveis. De maneira geral, fechaduras digitais possuem diversos tipos de acionamento, como senha, biometria digital, cartão ou via aplicativo. Alguns modelos, como a fechadura digital YDF 40 BP da Yale, combinam dois acionamentos (senha e biometria), e cadastram até 30 senhas e 20 impressões digitais. A Yale conta com modelos de fechadura com proteção de senha, cujo material não deixa marcas digitais no teclado, protegendo a privacidade e a segurança dos moradores.