Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Um mínimo de prudência!

Alguns componentes devem ser analisados por profissionais

Um mínimo de prudência!

Nelson Tucci

As férias chegaram e a maioria dos brasileiros já sabe o que fará nas próximas semanas; enquanto outros adotam o estilo Zeca Pagodinho, praticando o “deixa a vida me levar”… Quem vai viajar precisa ter um mínimo de prudência, e isto significa, entre muitas coisas, planejar o roteiro (especialmente quando se tem criança junto) e fazer uma revisão no carro. Afinal, com mais pessoas botando o pé na estrada é grande a contribuição para o aumento do tráfego de veículos.

Diante disso, um mínimo de planejamento pode diminuir o risco de acidentes. De acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em 2016 o número de veículos atendidos nas estradas do país ultrapassou os 2,3 milhões. Entre as principais causas estão panes mecânicas (+933 mil), panes elétricas (+80 mil), trocas de pneus (+222 mil) e panes secas (+145 mil). O número de guinchamentos chegou ao patamar de 942 mil.

“Esses números são alarmantes para as nossas estradas. Todos esses problemas são causados pela falta de atenção dos proprietários em realizar manutenções simples e que podem diminuir em até 70% as chances de problemas mecânicos, caso feitos com antecedência”, afirma Fábio Facca, gerente nacional de varejo da Campneus.

Dentre as ocorrências mais citadas pela ABCR, muitas podem ser evitadas pelo próprio condutor, como a calibragem dos pneus, a verificação do nível de água dos reservatórios e a checagem do combustível antes de pegar a estrada. “São itens que o motorista pode fazer uma checagem na garagem de casa, sem precisar de auxílio técnico. Essa verificação é importante não só para os períodos de viagem, mas para quem utiliza o carro no cotidiano”, ressalta Facca.

Já componentes maiores ou com um nível de complexidade maior de manutenção devem ser analisados por profissionais especializados, seja o mecânico de confiança, seja uma oficina autorizada de marca ou concessionária. Viaje tranquilo (a)!

E tenha um Feliz 2018, 2019…

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder