Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Sinais de recuperação na construção

A retomada de confiança no potencial de negócios da construção civil é percebida pelas vendas de cimento, um dos principais insumos do mercado, que voltaram a crescer no Brasil. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), em abril passado, 4,4 milhões de toneladas do produto foram comercializadas no país, um aumento de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado de janeiro a abril a alta é maior, totalizando 17 milhões de toneladas, um acréscimo de 0,9% sobre o mesmo período do ano anterior.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Camilo, mesmo apresentando um início positivo em 2019, o momento segue sendo de cautela no setor, já que os indicadores econômicos ainda não apontam para uma trajetória completamente definida. De qualquer maneira, há sim indícios de uma recuperação, que pode se confirmar, de fato, com a conjunção de alguns fatores.

“A aprovação da Reforma da Previdência, junto com outras medidas pró mercado, suficientes para estabilizar a razão dívida/PIB, são fatores que podem deixar o ambiente ainda mais promissor. De qualquer forma, no nosso cenário de referência, mantemos a projeção de crescimento de 3% para 2019, contando também com um segundo semestre mais forte, tradicional no segmento”, afirma Paulo, que também preside a Associação Brasileira de Cimento Portland, uma das apoiadoras oficiais do Concrete Show, que ocorre de 14 a 16 de agosto, na capital paulista.

Responder