Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 301 Fevereiro 2020

Planeje o seu intercâmbio internacional

Para auxiliar o sonho do intercâmbio em 2020, Maura Leão, a presidente da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) relacionou algumas dicas importantes. Segundo estimativa da entidade, cerca de 415 mil brasileiros embarcaram no ano passado para fazerem intercâmbio, contra 365 mil em 2018. A pesquisa Selo Belta faz esse levantamento anualmente e separa os dados extraídos em dois grupos: agências e estudantes. É mensurado o comportamento dos intercambistas, preferência de destinos, faixa etárias e traz recortes por região. “Com o começo de 2020 muitos brasileiros incluem na sua lista trocar de emprego, aprender um novo idioma e viajar. Por isso, o intercâmbio, mesmo com a alta do dólar turismo, tende a crescer “, afirma Maura.

Estabeleça os seus objetivos. Há diversos tipos de intercâmbio e períodos de duração. Curso de idioma, graduação no exterior, curso de idioma combinado com trabalho temporário, high school, curso profissional, entre outros. Defina objetivos: crescer na própria empresa e/ou trocar de emprego, aprender um idioma diferente do inglês, ter contato com outras culturas etc.

Planeje-se financeiramente. Estabeleça um período para juntar o aporte necessário para a realização do intercâmbio. Lembre-se de colocar 10% a mais dos gastos planejados para imprevistos que podem ocorrer durante o trajeto. 28% dos estudantes embarcaram com uma quantia entre R$ 5 e 10 mil.

Pesquisar é a chave do sucesso. 34,9% dos intercambistas viajaram para locais que os amigos já foram. Além da opinião de colegas e familiares busque informações extras sobre o país, moeda, costumes etc. Entre outros, vale os portais, impressos e feiras de intercâmbio que acontecem durante todo o ano em vários estados brasileiros.

Atenção ao seguro saúde. Contratar um seguro saúde é essencial. Inclusive há países que não permitem a entrada de estudantes sem o seguro saúde.

Escolha uma agência segura. Para facilitar aos estudantes, a Belta só certifica com o seu selo agência confiáveis em termos financeiros e éticos. Há 27 anos, a associação disponibiliza a lista das agências que tem agentes de atendimento treinados e com vivência no exterior.

Responder