Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 268 Maio 2017

Divulgação

“Perua” esbanja eficiência

SpaceFox: espaço da cabine é bom, conforto para todos os passageiros

“Perua” esbanja eficiência

Nelson Tucci

Automóveis festejados pela família brasileira de outrora, as “peruas” estão um pouco esquecidas. Perderam espaço para as SUVs no gosto do consumidor brasileiro. Veículos & Negócios resolveu matar a saudade e ver como é que andam as atuais station wagon (lembram disso?).

Circulamos com uma SpaceFox Highline e… a sensação foi boa. Motor 1.6, de 16 válvulas, tem um torque legal (16,8 Kgfm), pois o motor enche rápido facilitando sobremaneira a manutenção de velocidade em ultrapassagens e subidas, além – por óbvio que pareça – da saída. Traduzindo, é um motor confiável em quaisquer situações.

Lançado há nove anos, o modelo ganhou reestilização em 2015, recebendo vincos na lataria, faróis de design moderno e um interior bonito e funcional (embora se possa melhorar o console). O espaço da cabine é bom, sendo o carro confortável para todos os passageiros. O banco do motorista tem regulagem de altura e o painel está atualizado, com computador de bordo, tela diversificada, entrada USB etc., além do volante multifuncional e do retrovisor central com proteção quebra-luz, ajudando muito no reflexo dos faróis de outros carros.

A direção de assistência elétrica é eficiente, assim como a suspensão independente. O câmbio manual de 6 marchas tem precisão de engates (uma marca da VW) e o porta-malas meio quadrado aproveita muito bem seus 440 litros, facilitando uma compra grande de supermercado ou o acondicionamento de bagagens de tamanhos diferentes, por exemplo.

O ar condicionado é fraco, em proporção aos concorrentes e outros modelos da própria Volkswagen. Talvez os argentinos sintam mais frio que nós e por isso o calibram para baixo. Um detalhe que chama a atenção, mas não compromete o conforto.

Já no item consumo ele foi de 7,1 Km/l (na cidade, com o tradicional anda/para/anda) a 17,3 Km/l (na estrada, rodando em velocidade constante, na 6ª marcha, em até 2.500 rpm). No geral, esta perua oferece aquilo que se busca em conforto e eficiência.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder