Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 248 Setembro 2015

Lucas Zunder

Pequeno notável carrega 105 cv

up! TSI: com gasolina atingiu 18,3 km/l

Pequeno notável carrega 105 cv

Nelson Tucci

– Bom Dia. Este é o modelo novo?

– Novíssimo.

– E o que tem de diferente do modelo normal?

– Tem um motor anormal.

Esse diálogo é a fiel reprodução do que aconteceu no último dia 13, em uma parada na cidade de Araquari, vizinha de Joinville, em Santa Catarina, entre duas senhoras ocupantes de um SUV que gostaram do visual do up! TSI, automóvel testado pelo jornalPerspectiva.

De fato, é inevitável falar ou escrever sobre este lançamento sem começar pelo motor. Trata-se de um moderno três cilindros, 12 válvulas, com 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, com potência de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, a gasolina, e 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. Em linguagem direta, diria que o motorista percebe logo os dois estágios no acelerador que eu classificaria como “básico” o 1° e o 2° como “não tem pra ninguém”. A suspensão é bem calibrada e o câmbio, manual de cinco marchas curtas, é bom e favorece a economia.

O motor turbocompressor é realmente “animal”. Este megacompacto, de grande eficiência no torque, traz outra vantagem: é econômico. Em nosso teste, o consumo urbano foi de 9,9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina). No rodoviário, 12,2 km/l (e) em trecho com serra e de 12,6 km/l (e) em via normal. Já com gasolina atingiu excelentes 18,3 km/l e com um detalhe importante: duas pessoas, porta-malas completo e ar ligado.

Diferentemente de outros modelos, da própria VW inclusive, com o ar ligado o motor do up! TSI não cai. Aliás, o ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos são muito bem-vindos no modelo que limita o espaço para o quinto passageiro, mas não para o motorista e nem para o carona.

Para marcar a diferença da versão anterior, ele traz a tampa traseira do porta-malas e o teto em preto. O nosso foi o branco, que traz ainda detalhes em azul (portas e retrovisores). À exceção do preço de entrada – o modelo parte de R$ 43.490,00 –, pode-se dizer que a Volkswagen acertou a mão no up! TSI.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder