Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Fotos Nelson Tucci

O mais sofisticado da JAC

Montadora chinesa apresenta o T80, sete lugares, motor 2.0 turbo...

O mais sofisticado da JAC

Nelson Tucci

Já ficou definitivamente para trás a ideia de que os chineses só se preocupavam com manufaturados baratinhos. Da conquista de mercado, em vários segmentos, às melhorias tecnológicas a mudança foi rápida. No início deste ano a CNSA, agência espacial chinesa, anunciou o pouso da sonda Chang’e 4 no lado afastado e escuro da Lua. E neste embalo tecnológico, a JAC Motors anunciou a exportação para o Brasil, entre outros países, de um veículo mais sofisticado, sete lugares, com motor 2.0 turbo. É o modelo T80 que Veículos & Negócios andou, para avaliação.

De 4,79 m de comprimento e 1,9 m de largura, o JAC T80 chama a atenção. Por dentro e por fora. Externamente, de frente é inevitável lembrar do Ford Edge, pela altura e imponência, e na parte de trás a foto remete ao Mitsubishi…

Internamente o carro é bonito. Painel muito bem composto e um console cheio de comandos. A suspensão é muito bem ajustada para o padrão brasileiro de ruas e estradas. A direção elétrica reponde bem às necessidades e os bancos anatômicos oferecem grande conforto, tanto para os passageiros da frente, quanto para os de trás. Na parte do meio há controles de ar, de vidros e até porta-copos. No geral, tem um conforto que poucos carros oferecem.

Os 6° e 7° assentos são fáceis de serem montados. Quando desmontados, proporcionam um espaço de 500 litros para o porta-malas. Versátil, dá a possibilidade de se abrir somente um banco extra e ficar com metade livre do espaço para bagagens. O teto solar, elétrico, é um belo charme e tem área de abertura generosa.

O câmbio é automático, de seis marchas, e o motor 2.0 turbo, com 210 cv e 30,6 kgfm. Há sensores de estacionamento e uma ótima câmera de ré. Dirigindo em cidade menor que São Paulo, onde o trânsito é mais calmo, conseguimos um consumo entre 7,4 e 8,6 km/litro e, na estrada, a média de 11,5 km/l. Importado, o T80 só roda a gasolina.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

JAC T80: 4,79 m de comprimento e 1,9 m de largura

Responder