Edição 320Setembro 2021
Sábado, 16 De Outubro De 2021
Editorias

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Mapeamento para monitorar impacto ambiental

Fábrica da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo/PR

Mapeamento para monitorar impacto ambiental

A Roca Brasil Cerámica compartilhou o resultado de sua Análise de Ciclo de Vida (ACV), que monitora o impacto de seus processos e produtos no meio ambiente. “Somos a primeira indústria de revestimentos cerâmicos nacional a investir em tal mapeamento”, afirmou o managing director Sergio Wuaden: “Acreditamos na relevância desses indicadores para nosso planejamento estratégico, entendendo os desafios e oportunidades que a Roca Brasil Cerámica tem pela frente, para trabalhar sempre com muita ecoeficiência”.

A ACV mapeou as etapas de extração da matéria-prima, transporte de insumos e produção dos revestimentos da fábrica 1 da empresa, em Campo Largo/PR. O documento é ponto de partida para novas metas sustentáveis da empresa, que já iniciou o monitoramento em sua outra unidade fabril, em São Mateus do Sul/PR, com previsão de conclusão para dezembro.

A Roca reavaliou seus processos após o desenvolvimento da ACV e já conta com resultados concretos. Um exemplo foram as contínuas melhorias no uso água. Hoje, utiliza 49% menos água que a média brasileira divulgada para 1 m² produzido em processos de via úmida. A empresa também trata 100% da água utilizada em seus processos. A quantia de água excedente devolvida à bacia hidrográfica do rio Cambuí tem a garantia de uma qualidade maior do que a da água original.

A extração responsável é outro ponto de destaque. 64% dos insumos são originários do Paraná, o que, além de reduzir o impacto ambiental resultante do transporte, incentiva a economia local. As quebras de materiais que ainda não passaram pelo processo de queima são retornadas e reinseridas ao início do processo produtivo, já as quebras de materiais que passaram pelo processo de queima são enviadas a outras empresas, que as reaproveitam como matéria-prima.

Além do controle de resíduos, a tecnologia empregada na fabricação dos produtos é essencial para a economia de insumos. Entre outros quesitos, 79% da energia utilizada é proveniente de fontes limpas e os fornos nas unidades operam apenas com gás natural.

Responder