Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Divulgação

Compacto com desempenho honesto!

Ka+: porta-malas com 445 litros de capacidade

Compacto com desempenho honesto!

Nelson Tucci

Conforto. Esta é a primeira sensação que se tem ao sair dirigindo o Ford Ka+ 1.5 sedan, o primeiro três volumes da família. Eletronicamente é um carro confiável, apresentando controles de estabilidade e tração (Advance Trac) e o assistente de partida em rampa (HLA) mostra-se um ótimo dispositivo.

O painel é simples, porém eficiente. Veem-se facilmente os instrumentos de que o motorista precisa. Vidros elétricos, ar condicionado, travas automáticas nas portas e espaço interno – na dianteira e nos bancos traseiros – ajudam muito. Ah, como é bom entrar num carro e ter espaço suficiente para ajeitar as pernas e esticar os braços!

A direção é leve e bem calibrada, oferecendo segurança; a mesma segurança da suspensão. Entretanto, como esta última é um pouco dura (a exemplo do modelo antigo), te repassa a vibração do asfalto imperfeito. Pode ser melhor calibrada.

A alavanca de câmbio é pragmática. Engates curtos e precisos ajudam bem a pilotagem e na economia também. Em nosso teste, o carro fez 13,1 km/l no percurso misto cidade/rodovia e 13,9 km/l na rodovia, com etanol. Isto com o carro leve e o pé do motorista idem. Na cidade, com o tanque meio a meio (etanol e gasolina) rendeu 12,8 km/l (4 passageiros) e na rodovia (dois passageiros e porta-malas cheio), com gasolina, atingiu 14,6 km/l.

Relativamente ao irmão mais velho da família, o porta-malas do sedan nem dá pra comparar. São 445 litros de capacidade, acomodando muito bem a bagagem.

O motor 1.5 litros, de quatro cilindros e 111 cavalos, é bem satisfatório, mas responde melhor em alta rotação que na baixa.

Externamente o carro tem design que agrada. A grade dianteira cromada e o recorte frontal (lembrando o Lancer, da Mitsubishi), aliados às lanternas traseiras escurecidas, lhe conferem um ar estiloso. Pra quem procura um compacto com desempenho honesto pode ser uma boa pedida.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente emwww.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder