Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Vivências fascinantes no Alentejo…

Carmim: degustar as melhores seleções de vinhos

Vivências fascinantes no Alentejo…

O Alentejo, em Portugal, preserva não só o seu patrimônio histórico, grande parte reconhecido pela Unesco, mas também a autenticidade da cultura. Tudo combinado a paisagens fantásticas, que o transformam num destino perfeito. Hospedar-se em um edifício medieval é imperdível. O destino proporciona hospedagem em muitos edifícios de centenas de anos, que fazem parte do acervo histórico e que atualmente abrigam hotéis elegantes e confortáveis. São antigos conventos e palácios que permitem vivenciar o estilo e arquitetura da Idade Média, como a Pousada de Arraiolos, do século 14, que mescla a arte barroca à mobília minimalista e requintada.

A paisagem natural alentejana oferece planícies douradas. O voo de balão de ar quente é uma das maneiras mais românticas e, ao mesmo tempo, aventureira de ver a beleza da região. Dá para levar a família toda para o passeio, já que alguns cestos, como os da empresa Up Alentejo, chegam a acomodar até 12 pessoas. Podem ser realizados o ano inteiro e deve-se considerar o período de até cinco horas para toda a experiência.

A região é uma verdadeira Meca para os amantes da bebida e as opções de enoturismo são muitas. São cerca de 300 vinícolas em seu território, que produzem variações, como tintos, brancos, espumantes e talha, e alguns rótulos estão entre os mais premiados do mundo. Em lugares como a Carmim, é possível conhecer o processo de produção, aprender mais sobre os vinhos e ainda degustar as melhores seleções.

Nas herdades do Alentejo, é possível descobrir tradições e sabores que só as regiões mais rurais podem proporcionar. Essas propriedades familiares típicas são excelentes alternativas para vivenciar a cultura e a produção dos deliciosos ingredientes da culinária local. Algumas dispõem de charmosos alojamentos e restaurantes fabulosos, como a Herdade da Malhadinha Nova, nos arredores de Beja.

Para aqueles que buscam atividades de bem-estar e lazer em meio à natureza, praticar stand-up paddle é a maneira perfeita de contemplar as belezas naturais do Alentejo. A Corktour realiza passeios que permitem a prática em lagoas rodeadas de sobreiros, a árvore que fornece a cortiça, combinada a experiências de provas de vinhos e degustação de produtos regionais.

Destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país.

Herdade da Malhadinha Nova: cultura e a culinária local

Responder