Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 302 Março 2020

Divulgação

Trilhas no Alentejo

Vale Seco, na Rota Vicentina: trilhas para o visitante se aventurar

Trilhas no Alentejo

Ao visitar as cidades históricas do Alentejo, em Portugal, provar os premiados vinhos ou subir no topo de um castelo medieval, o visitante vai se deparar com paisagens inesquecíveis de praias, colinas e campos verdejantes pelo caminho. Uma excelente ideia é explorar o destino tendo essas belezas naturais não apenas como parte do cenário, mas como estrelas principais. Há diversas trilhas para caminhadas que podem garantir essa experiência.

Castelo de Vide a Marvão. Com mais de nove quilômetros de extensão, o percurso de dificuldade média conecta duas das mais charmosas vilas do Alentejo: Castelo de Vide e Marvão. Passando por paisagens rurais e naturais, caminhos murados e calçadas medievais, é marcado por quintas e olivais.

De Amieira a Alqueva. São necessárias cerca de seis horas para percorrer os 17 quilômetros desta trilha, e a experiência vale a pena, já que o caminho margeia o Alqueva, maior lago artificial da Europa.

À volta do montado. Esta trilha possui 14,5 quilômetros. Pode ser feita em quatro ou cinco horas, com grau baixo de dificuldade. Ela fica próxima a Mértola, na Mina de São Domingos, e oferece contrastes da aridez da área mineira com uma paisagem verdejante e relaxante, com montes e campos suaves de cereais e flores.

Vila Nova de Milfontes a Almograve. Aproveite a oportunidade para caminhar pelo litoral em um dos trilhos de pescadores da Rota Vicentina. São 15 quilômetros entre Vila Nova de Milfontes e Almograve, passando sobre o rio Mira, com vistas deslumbrantes de seu encontro com o mar, das encostas e da vila.

Santiago do Cacém ao Vale Seco. A apenas 150 quilômetros de Lisboa, Santiago do Cacém fica em uma colina. De lá ao Vale Seco, são 18 quilômetros, que podem ser percorridos em cerca de seis horas. O caminho é fácil, começando na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, um bonito templo gótico, com influências românicas.

Responder