Edição 327Abril 2022
Terça, 17 De Maio De 2022
Editorias

Publicado na Edição 326 Março 2022

Divulgação

Reabertura do Museu Mazzaropi

Acervo sobre a trajetória de Amácio Mazzaropi

Reabertura do Museu Mazzaropi

Antiga sede da PAM Filmes, o terreno de 160 mil metros quadrados, em Taubaté, no interior do estado de São Paulo, abriga o Hotel Fazenda Mazzaropi, a Cachaçaria Mazzaropi e o Museu Mazzaropi – que reabriu suas portas ao público após período fechado por conta da pandemia. A PAM Filmes foi a produtora do ator, cineasta e humorista Amácio Mazzaropi, que eternizou personagens marcantes, como Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato.

Fundado em 1992, o museu reúne um acervo completo sobre a vida de Amácio, que estrelou filmes como “Jeca Tatu”, “Chofer de Praça” e “Um Caipira em Bariloche”. São mais de 20 mil itens, que variam desde fotos até documentos, móveis e objetos usados nas gravações. Além disso, os visitantes podem ver de perto alguns dos equipamentos que a PAM Filmes usava para desenvolver suas produções entre 1950 e 1980.

Na exposição permanente “Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade” é possível ver como Mazzaropi viu o Brasil mudar, principalmente por conta da transformação de São Paulo em uma grande metrópole. A experiência reúne música, arte, ciência e objetos cenográficos. O local também conta com um anfiteatro para 350 pessoas, que recebe eventos como o Festival de Cinema e a Semana Mazzaropi. Além disso, os visitantes podem aproveitar o passeio para conhecer o Empório Mazzaropi, que tem filmes e livros do artista.

O complexo está aberto ao público aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h30. Já os tours especiais para grupos são realizados durante a semana e aos finais de semana, mas precisam ser agendados com 10 dias de antecedência, no telefone (12) 3634.3446.

Responder