Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Fotos Divulgação

Paraíso no Oceano Atlântico

Aeroporto da Ilha da Madeira

Paraíso no Oceano Atlântico

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio localizado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua posição geográfica privilegiada proporciona um clima ameno o ano inteiro, perfeito para desfrutar o que suas ilhas têm de melhor, como as paisagens montanhosas, o mar com temperatura agradável e as atrações que convidam o visitante a uma experiência inesquecível.

O conjunto de ilhas pertence a Portugal, sendo as principais e únicas povoadas a Ilha da Madeira e Porto Santo, que somam 270 mil habitantes. A Madeira é a maior e principal ilha do arquipélago. Possui uma infraestrutura hoteleira impecável, sendo a maioria empreendimentos cinco estrelas, restaurantes premiados e ainda atrativos que valem a visita. A capital Funchal tem ares cosmopolitas, que se misturam à história e cultura local. Um exemplo disso é a Zona Velha, que surpreende com o melhor da vida noturna por entre os edifícios históricos e portas que são obras de arte. A bordo do teleférico, o turista se encanta com a vista espetacular para o oceano e as montanhas cobertas pela vegetação exuberante durante os 20 minutos de viagem até Monte, parte alta da cidade.

Outro atributo da ilha é a Floresta Laurissilva. Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, é exclusiva da Macaronésia e conta com árvores de grande porte e densa vegetação subtropical, formando panoramas cheios de cor e movimento.

A gastronomia madeirense é um encanto. Por ser um destino insular, sua base são frutos do mar, como as lapas – um tipo de molusco local – e peixes, como o espada-preto. Outro prato delicioso é a “Espetada”, churrasco de carne bovina sempre acompanhado de milho frito e de Bolo-do-Caco com manteiga de alho. Vale provar a poncha, uma bebida típica feita com aguardente de cana, limão e açúcar.

Não se pode deixar a região sem conhecer a outra ilha habitada, Porto Santo, acessível por avião ou barco. A forma mais comum é utilizar o ferry, que sai pela manhã da Ilha da Madeira e retorna no fim da tarde. Seus extensos areais dourados lhe renderam o apelido de Ilha Dourada, já que percorrem praticamente toda sua costa Sul e se unem ao mar azul turquesa.

Madeira_Pôr do Sol em Ponta do Sol - Credito Greg Snel

Paisagens deslumbrantes, ótima gastronomia

Responder