Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Divulgação

Paisagens milenares no Uruguai

Ravinas pronunciadas e solos erodidos há mais de 140 mil anos

Paisagens milenares no Uruguai

No Uruguai existem lugares virgens e quase inexplorados, como as “Carcavas de Punta Rubia”, ou Barrancos de Punta Rubia, situadas na costa do Departamento de Rocha. Destino ideal para quem curte a paisagens naturias, as formações rochosas com ravinas pronunciadas e solos erodidos existem há mais de 140 mil anos. As “Carcavas”, que ficam a dois quilômetros de La Pedrera, pertencem à formação Chuy, área com barrancos íngremes e setores altamente erodidos, na qual foram encontrados fósseis, como vértebras de Gliptodonte (espécie de dinossauro que lembra um tatu gigante) e todos os tipos de itens usados pelos índios, os antigos habitantes da costa.

Chamado de “O Vale da Lua”, o acesso acontece no quilômetro 230 da Rota 10. A suntuosidade da área, somado a presença de variedade de espécies animais e vegetais autóctones, torna a paisagem atraente. Para que nada desse paraíso mude, um decreto estadual de 2001 declarou o local como “áreas de exclusão de fracionamento ou construção”.

As “Carcavas” ficam entre Punta Rubia e Santa Isabel, balneários que estão em processo de desenvolvimento. Assim, o ideal é hospedar-se em balneários mais próximos, onde existem acomodações, restaurantes e outros serviços com melhor preparo para receber ao visitante, como La Pedrera (2 km) e La Paloma (11 km).

Além de apreciar a beleza da natureza, o visitante tem uma visão geral do patrimônio cultural, histórico, indígena, natural e geológico desta área e do Departamento de Rocha. Ao olhar de perto pode encontrar vestígios de diferentes animais, como doninhas, lebres, raposas, gambás dentre outros.

La Pedrera é um pitoresco balneário situado em um penhasco rochoso, onde tudo é calmo, exceto o mar. Suas praias, como “El Desplayado”, são escolhidas para esportes aquáticos, caminhadas, cavalgadas e pesca. A rambla convida o visitante a longas caminhadas, curtir a paisagem e praticar o avistamento de baleias francas no horizonte, entre julho e outubro.

O principal charme de La Paloma são as praias. Os hóspedes mais jovens poderão desfrutar de “El Cabito” e os mais velhos estarão perto de praias como “Bahía Grande”, “Los Botes” ou “La Balconada”. Neste último, localizado à direita do farol, os visitantes se reúnem para contemplar o pôr do sol.

Responder