Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Susan Hortas/Secom-PMS

Opção de turismo na Área Continental de Santos

Sítio Itabatatinga: diversão atrelada à história

Opção de turismo na Área Continental de Santos

Fontes de água potável, gruta, pomar, piscina, tirolesa, playground, campinho de futebol, além de áreas para piquenique e churrasco. Natureza, história e diversão encontram-se no Sítio Itabatatinga, na Área Continental de Santos, que aprimorou sua infraestrutura e está de portas abertas para receber visitantes.

Claudevan Silva, 60 anos, responsável pelo sítio, conta que o local possui cerca de nove hectares. “Contador de histórias”, é ele quem faz a monitoria no Itabatatinga, cujo acesso é por via fluvial ou pela estrada Domênico Rangoni, sentido Cubatão, com entrada à direita no quilômetro 249, próximo à ponte sobre o rio Diana. “É a diversão atrelada à história. Faço questão de mostrar cada detalhe do lugar”, afirma. O visitante é recepcionado em uma área com plantações e árvores frutíferas, além de uma piscina com água corrente. Há ainda criação de peixes e animais. O tour segue rumo às ruínas datadas do século 19, onde funcionou um engenho. No térreo há uma senzala, onde são preservadas argolas de ferro usadas para prender escravos.

O sítio conta com a Gruta Esteves, descoberta em 1915, e a Fonte dos Amores, de 1900, de onde flui água fresca e potável. O sítio também é espaço para atividades escolares de incentivo ao turismo ecológico e o desenvolvimento de projetos de organizações não governamentais, a exemplo do Instituto Elos, projeto de educação social que ali realiza “jogos dos elementos”, com enfoque na natureza e músicas indígenas.

Reservas ao roteiro devem ser feitas pelos telefones (13) 3352.3642 / 99775.1948.

Responder