Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Divulgação

Happy hour no Museu Antoniano

Fachada do Museu Antoniano: happy hour de terça a sábado

Happy hour no Museu Antoniano

O empório do Museu Antoniano, em Santa Bárbara/MG, oferece happy hour com cardápio especial, de terça-feira a sábado, das 10 às 20 horas, sendo que a partir das 17 os amigos já podem se reunir para degustar a tradicional comida de boteco na estufa, chopps, espetinhos e drinks. Além disso, há várias preciosidades, como artesanatos locais, queijos e doces e livros e delícias típicas de um dos locais mais procurados por turistas em Minas Gerais.

O empório é uma extensão das delícias encontradas no Santuário do Caraça, que fica a 40 minutos do destino turístico. De acordo com a gerente de A&B do Santuário do Caraça, Grazielle Dutra, o happy hour chega para trazer ao público um retorno às raízes da culinária tradicional e muita animação.

Segundo a gerente, o público contará com algumas promoções de inauguração: “Teremos rodada dupla de chopp e, além de curtir, será também uma ocasião para as pessoas aproveitarem para adquirir itens típicos do Caraça, como, doces, geleias, pães, biscoitos artesanais, queijo e a cerveja do Caraça. Além disso, artigos religiosos, velas, terços, pelúcia do Lobo Guará, camisas, chaveiros, imãs e livros sobre o nosso pedaço do paraíso”.

O Santuário do Caraça é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e conta com amplo conjunto arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), o hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos. O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. O clima tem baixas temperaturas e elevada umidade do ar, comuns em ambientes de mata. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Com mais de 12.000 hectares, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça faz parte das Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão.

A RPPN foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, no ano de 1955, quando passou a fazer parte do rol de bens tombados pela União. Também integra a área destinada às Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço e da Mata Atlântica, reconhecidas pela Unesco em 2005.

Miguel Andrade/Divulgação

Miguel Andrade/Divulgação Santuário do Caraça: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual

Responder