Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 259 Agosto 2016

Divulgação

Deville aposta na sustentabilidade

Deville Prime Salvador: iluminação com fontes de energia limpa e renovável

Deville aposta na sustentabilidade

Atenta às demandas globais por redução no consumo de energia e por uso de fontes renováveis de geração energética, a Rede de Hotéis Deville concluiu no primeiro semestre a implantação de um sistema de consumo de energia exclusivo. Agora, toda a energia consumida pelos hotéis do grupo é gerada a partir de matrizes energéticas não poluentes, como parques eólicos, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e usinas térmicas a biomassa, que consiste em energia gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos.

Para que isso fosse possível, a rede migrou do “mercado cativo”, no qual a energia é fornecida por empresas estatais, para o “mercado livre”, que permite a contratação do fornecimento a partir de diversas empresas, das mais variadas matrizes. O grupo hoteleiro optou pela chamada energia incentivada, que consiste na geração via fontes renováveis. “Foi uma decisão de consciência ambiental. A empresa, inclusive, já tem diversas outras políticas de sustentabilidade implantadas”, explica o gerente de Manutenção e Patrimônio da rede, Alan Nogueira dos Santos.

Entre as ações para reduzir o impacto ambiental, estão substituições nos aparelhos de ar condicionado, com a aquisição de modelos mais econômicos, a troca de lâmpadas frias por equipamentos de LED, assim como a instalação de sensores de presença e a destinação adequada dos resíduos. A adoção do novo modelo energético permitiu o desligamento dos geradores próprios, que eram usados como alternativa de economia no horário de ponta, quando o custo da energia no mercado cativo chega a ficar 10 vezes mais alto que o normal.

Responder