Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Divulgação

Bela e cheia de desafios

São Pedro: entre as atrações, voos de asa-delta, balonismo, off-road e banhos de cachoeira

Bela e cheia de desafios

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte da característica da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior do Estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros da capital paulista. A cidade de 34,5 mil habitantes repousa na encosta da Serra do Itaqueri e, ao mesmo tempo em que oferece uma diversificada rede hoteleira para quem busca descanso e tranquilidade, é visitada por aventureiros que curtem fazer rapel, trilhas de jipe, voos de asa-delta e parapente, balonismo, off-road e banhos de cachoeira.

Com sua área urbana cortada pelos ribeirões Pinheiro e Samambaia, São Pedro é berço do Rio Jacaré-Pupira. Está a 580 metros do nível do mar e tem a seu favor um clima ameno e agradável que dura quase o ano todo. No alto da serra, as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde. É lá que fica o penhasco Cruzeiro do Facão, a destilaria da famosa Cachaça da Diretoria, o antiquário Vila Del Capo, a Igreja de Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo doada pelo Vaticano, e também a centenária Igreja Presbiteriana Boa Vista do Jacaré – uma das primeiras do Brasil.

Além da Rampa de Voo Livre, a estância é conhecida pelo Parque do Cristo Aureliano Esteves, com bela vista. Em dias claros é possível avistar Piracicaba e Rio Claro.

Entre os atrativos culturais e históricos, destaca-se o Museu Gustavo Teixeira, que leva o nome de seu filho poeta. No Boulevard Dona Hermelinda há uma feira de artes e artesanatos com o melhor da produção local. Já na Feira do Produtor, no bairro Santa Cruz, todas as manhã de sábado os moradores da área rural vendem produtos hortifrutigranjeiros, queijos, doces artesanais – e também tem moda de viola para acompanhar.

É possível fazer caminhada e exercícios físicos no Parque Maria Angélica Manfrinato. O local possui um belo lago, quiosques, fonte de água mineral, parque para as crianças e a loja da Associação de Artesãs de São Pedro, a Art´s Trama.

São Pedro é conhecida pelo Carnaval da Família, a encenação da Paixão de Cristo, quermesses de São José, Santo Antônio e São Pedro, o Encontro de Motociclistas, São Pedro Adventure, competição de esportes radicais, e a Semana Gustavo Teixeira.

Há várias opções de gastronomia, desde jantares servidos nos hotéis até a comida caipira feita em fogão à lenha nos restaurantes e pousadas. Para quem gosta da sobremesa, tem o doce de jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro. Mais em www.saopedro.sp.gov.br e www.saopedro.com.br

Responder