Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 260 Setembro 2016

Sandra Netto

Workshop esclarece sobre instalações hidráulicas

Eng. Roberto: case demonstra válvula de segurança em ERP

Workshop esclarece sobre instalações hidráulicas

 A aplicação de válvulas hidráulicas em instalações prediais é cada vez mais usual, especialmente em prédios altos que exigem controle da pressão da água. Os cuidados no dimensionamento e instalação destes equipamentos e as novas exigências da NBR 5626 (em revisão) foram o objeto do workshop “Instalações Hidráulicas Prediais”, realizado em 19 de setembro, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos.

A apresentação foi feita pelo engenheiro Roberto P. Carvalho, consultor técnico do segmento predial da Bermad Brasil, empresa pioneira no desenvolvimento e fabricação de produtos e soluções para o controle de fluxo, nível, pressão, perdas etc., em instalações hidráulicas de edifícios elevados. Além de mostrar todas as novidades que o novo texto da NBR 5626 trará, relacionadas ao controle de pressão ou uso de válvulas hidráulicas, o engenheiro detalhou o que representa cada item alterado ou acrescentado ao texto original, discorrendo sobre o impacto que cada um terá nos projetos futuros. Na segunda parte da apresentação o tema foi o dimensionamento e especificação das válvulas (tipo e modelo) e a aplicação em estações redutoras de pressão, além da definição de esquemas verticais.

O engenheiro alertou sobre patologias encontradas em muitas obras, decorrentes, em boa parte, de falhas de projeto e/ou execução. Foram apresentados cases mostrando problemas que precisam ser evitados, pois encarecem e, muitas vezes, inviabilizam os serviços de manutenção. Entre os cases, destacou o residencial Morada de Imperatriz, implantado pela Xavel Construtora, como um bom exemplo de projeto e execução de instalações hidráulicas, incluindo as estações redutoras de pressão.

Veja as fotos do evento em Gente & Fatos.

Responder