Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 277 Fevereiro 2018

Acervo FAMS

Símbolo art déco de Santos

Muretas dos canais passaram a integrar a paisagem santista, como na Ponta da Praia

Símbolo art déco de Santos

A famosa “mureta dos canais”, que o santista tanto ama, nasceu diante do principal canal da cidade, o do estuário, que leva ao pujante Porto de Santos. Tudo se iniciou nos anos 1940, quando começaram as obras de melhorias para a região da Ponta da Praia, com a construção da avenida Almirante Saldanha da Gama, que teria cerca de 1.600 metros.

Para implementar a avenida, a Prefeitura teve de promover o aterramento de grande faixa de areia, incluindo a construção de muro de arrimo e barreira de contenção (com pedras) para deter o avanço da maré. Tudo se encaixou perfeitamente, mas ainda faltava algo, como uma espécie de “cereja do bolo”. Foi aí que se pensou em produzir um elemento decorativo, que também fosse protetivo, para “abraçar” o calçamento ao longo da via. Então, nasceu o projeto que se tornaria conhecido popularmente nos dias de hoje como “muretas dos canais”.

Balaustrada art déco

Em 1941, logo após o início das obras de criação da avenida, o então engenheiro chefe da Diretoria de Obras da Prefeitura de Santos, Carlos Lang, apresentou ao prefeito o primeiro desenho do que se chamou de “Balaustrada da Avenida Almirante Saldanha da Gama”. O elemento, além de decorativo, tinha como função proteger os transeuntes em suas passagens pelo calçamento de pedestres. O projeto contava com algumas entradas, rampas que davam acesso ao mar, especialmente construídas para uso das agremiações náuticas e polícia marítima. Após aprovada a proposta, que remetia à forte influência do “art déco”, somente em 14 de abril de 1943 é que Lang remeteu ao Departamento de Obras Públicas e Jardins o desenho esquemático para a construção das muretas, colunas e pórticos. Com o projeto, a Prefeitura abriu concorrência pública para a execução da obra, vencida pela empresa O. Ribeiro e Cia., ao preço de CR$ 379.024,00 (o que equivaleria hoje a cerca de R$ 3 milhões).

Art déco – Movimento artístico internacional que começou na Europa em 1910, afetando vários setores das artes decorativas e da arquitetura. No Brasil, o maior exemplo de arte deco é o Cristo Redentor.

Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br

Responder