Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Importância da “prova de carga” na construção civil

Especializada no controle de qualidade em obras de engenharia, a Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. ressalta a importância da prova de carga quando se pretende conhecer a capacidade de uma estrutura de concreto antiga (laje), para suportar uma nova carga, devido a um novo uso desta estrutura.

Atuando no mercado da Baixada Santista desde 1964, a empresa integra o Grupo Teste, juntamente com a T-Recupera, que atua no ramo de serviços de Engenharia de Recuperação. Conforme destaca o diretor, engenheiro Franco Pagani, no processo da prova de carga é feito, gradativamente, um carregamento da estrutura com materiais diversos, como areia, sacos de cimento, ou água, até alcançar a carga final desejada.

“Simultaneamente, são instalados deflectômetros, que são aparelhos de medição para avaliar a possível deformação da laje durante o carregamento”, explica Pagani, ao detalhar que o carregamento é feito por etapas: por exemplo, para uma carga de 400 kg/m2, são feitos quatro carregamentos, cada um com 100 kg/m2: “Em cada etapa é feita a leitura do deflectômetros para acompanhar o comportamento da estrutura”.

Uma vez alcançada a carga total, durante 24 horas acompanha-se o comportamento da estrutura, acrescenta o engenheiro, enfatizando que o descarregamento também é feito por etapas, efetuando-se no fim de cada etapa a leitura dos aparelhos: “No fim do descarregamento é feita uma leitura final, verificando-se a possível ocorrência de uma deformação permanente, de acordo com as normas técnicas em vigor no país”.

Mais informações em www.testeengenharia.com.br

Responder