Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

“Saúde é uma só” na Semana do Médico-Veterinário

“Saúde é uma só” na Semana do Médico-Veterinário

Filetti_Saude

Evento comemora o dia do profissional, em 9 de setembro

SANTOS é uma das cinco cidades no Estado de São Paulo que participarão da I Semana do Médico-Veterinário. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), acontecerá de 11 a 15 de setembro e faz parte da celebração do Dia do Médico-Veterinário, em 9 de setembro, e da campanha “Saúde é uma só”, que visa mostrar à sociedade a importância do profissional para a saúde dos animais, do meio ambiente e do próprio ser humano.

“Será uma semana intensa atualização profissional e de debates em torno de assuntos pertinentes à nossa profissão, além de outros. Fundamental também é a divulgação da nossa campanha de Saúde Única nessas regiões em que estaremos presentes, especialmente a apenas dois meses da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que definirá as diretrizes nacionais”, afirma o presidente do CRMV-SP, Mario Eduardo Pulga.

Programa no interior e capital

A I SEMANA do Médico-Veterinário será aberta no dia 11 em São José do Rio Preto. No dia 12 será a vez de Ribeirão Preto e no dia 13 o encontro será em Campinas. No dia 14/09, das 18 às 21 horas, no hotel Mercure, em Santos, estão previstas palestras com a médica-veterinária Luciana Hardt Gomes, membro da Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP e diretora do Instituto Pasteur, que falará sobre “NASF e o médico-veterinário a serviço da saúde única”. Atualmente, 114 médicos-veterinários atuam em equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em 19 estados.

Além dela, o médico-veterinário Carlos Eduardo Larsson, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, fará palestra com o tema “Morbus brasiliensis: gato como animal sentinela de casos humanos da Enfermidade de Schenck”. A doença é popularmente conhecida como esporotricose, uma zoonose emergente que tem causado importantes surtos nos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. Em 2016, foram registrados 13.500 casos em animais e 580 em humanos, no Rio de Janeiro. Em Guarulhos, única cidade do Estado de São Paulo onde a notificação da doença para é obrigatória, somente neste ano já são 481 casos em animais.

A Semana do Médico-veterinário encerrará no dia 15 na capital paulista, quando acontece a premiação dos profissionais que se destacaram no último ano nas categorias Clínica, Cirurgia e Anestesiologia, Empreendedorismo e Saúde Pública Veterinária.

Responder