Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 269 Junho 2017

Pets farão passeata por melhorias

Pets farão passeata por melhorias

Filetti_Pet abandonado Principal reclamação refere-se à falta de atendimento

 Protetores e simpatizantes de animais de Santos, acompanhados de seus respectivos pets, farão passeata pelas ruas da cidade para reivindicar melhorias na Codevida, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal, órgão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Santos. A principal reclamação refere-se à falta de atendimento, especialmente nos finais de semana e feriados prolongados, falta de espaço no canil municipal. Dr. Eduardo Filetti, que é médico veterinário e professor da Universidade Santa Cecília (Unisanta), pós-graduado em saúde pública, defende a PPP, Parceria Público-Privada, para solução de diversos problemas no atendimento aos animais. A PPP está em planos de governo de diversos prefeitos da região, mas encontra dificuldades para sair do papel, afirma Filetti.


Filetti_caominhada Próxima edição mostrará as fotos da 12ª versão da Cãominhada, evento da TV Tribuna no dia 2 de julho, na Avenida da Praia da Aparecida, em Santos, com coordenação da Clínica Veterinária Filetti, que estará nas tendas 1 e 2 junto com a pet shop Bouticão, com agility, atendimento gratuito, fotos, distribuição de brindes…


Em breve acontecerá em Santos a Cãoremada, um grande encontro no qual os donos de pets remarão com os seus animais de estimação.


Bom prevenir!

CINOMOSE é uma enfermidade causada por vírus, altamente contagiosa entre os canídeos (cães, lobos e raposas), mas não é transmitida a seres humanos. Com elevado índice de mortalidade, acomete cães em qualquer idade. Estes são alguns sintomas da cinomose: febre, diminuição do apetite, corrimento nasal e/ou ocular, diarreia e/ou vômitos, secura do nariz e coxim plantar, conjuntivite, tremores no corpo (mioclonia), convulsões, paralisia.

Os sintomas podem estar mais ou menos expressos, e às vezes nem existir, tudo depende do sistema afetado: sistema digestivo, respiratório, locomotor, cutâneo, nervoso.

A lesão é mais grave quando o vírus ataca o sistema nervoso, pois neste caso as lesões são geralmente irreversíveis. O tratamento visa levantar a resistência, fortalecer o organismo e evitar infecções secundárias. Porém, a mais importante defesa é a do próprio organismo, ou seja, depende muito da saúde do cão.

O esquema da vacinação para cinomose começa com 42 a 60 dias de idade, exigindo mais 3 reforços posteriores. Como remediar é mais oneroso que prevenir, oriento a vacinar o cão com 4 doses no primeiro ano e anualmente também com uma dose.

Responder